​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Os Prémios Millennium Horizontes são uma iniciativa do Millennium bcp, em parceria com o Grupo Global Media, a Universidade Católica Portuguesa, a COTEC Portugal e a AICEP Portugal, que visa distinguir e premiar as Empresas que mais se destacaram em 2018, quer através da sua expansão, quer pelo forte impulso exportador, quer ainda pelo seu crescimento e inovação dos seus produtos, serviços ou processos.
Podem concorrer todas as Empresas que cumpram, cumulativamente ou alternativamente, uma das seguintes características:

1. Sejam Empresas exportadoras com um mínimo de 20% de volume de negócios originado por exportação;
2. Estejam internacionalizadas com pelo menos 2 unidades produtivas ou comerciais em países externos;
3. Sejam detentores de um processo produtivo, de um produto ou de um serviço inovador, certificado em conformidade ou, alternativamente, façam parte da Rede PME Inovação.

Adicionalmente, porque necessitamos de dados para avaliar as candidaturas, as Empresas terão de ter, pelo menos, dois anos de demonstrações financeiras. Sendo que para a análise da candidatura, todos as Empresas terão de ter submetido a IES do último ano fiscal disponível. Só poderão ser consideradas candidatas aos Prémios as Empresas sem registo de incidentes na Central de Risco do Banco de Portugal e as Empresas que não tenham dívidas ao Fisco e/ou à Segurança Social devidamente atestado por certidão de que não tem dívidas ao Fisco e que tem a sua situação contributiva regularizada junto da Segurança Social
Claro! O objetivo desta iniciativa é a promoção do tecido empresarial nacional, todas as Empresas que reúnam os requisitos acima referidos são elegíveis – independentemente de serem Clientes do Millennium bcp.
As candidaturas poderão ser apresentadas a mais que uma categoria. Estas estão divididas entre categorias temáticas: Exportação, Internacionalização, Inovação, Investimento, Microempresas e Startups; e candidaturas setoriais: comércio e serviços, indústria, agricultura, floresta e mar, e turismo.
Sim, os Prémios Millennium Horizontes permitem que todas as Empresas se candidatem, independentemente da sua dimensão e faturação.
A Categoria Especial “MicroEmpresas e Startups” encontra-se incluída nas restantes categorias, ou seja, para inscrever a sua Empresa nos Prémios Millennium Horizontes deverá inscrevê-la numa das restantes Categorias, dentro das quais sairá o Vencedor da Categoria “MicroEmpresas e Startups”.​
Sim. Para isso deverá preencher selecionar as categorias para os quais deseja candidatar a sua Empresa. A categoria de inovação requer o preenchimento do Innovation Scoring ®, indicado no formulário de candidatura quando selecionada esta categoria.
Não, sendo a candidatura feita através da plataforma da COTEC “Innovation Scoring ®”, se não estiver já registado, poderá inscrever-se no site do Innovation Scoring ®.​
Numa primeira fase, todas as Empresas candidatas, à exceção da categoria de inovação, serão avaliadas pela Universidade Católica Portuguesa, a qual irá avaliar a performance financeira e estratégica das Empresas. Adicionalmente, todas as candidaturas apresentadas à Categoria “Inovação” irão ser avaliadas pela COTEC Portugal, a qual avaliará as características inovadoras das Empresas candidatas.

Numa segunda fase, as 65 Empresas finalistas indicadas pela Universidade Católica Portuguesa e pela COTEC Portugal, serão avaliadas por um painel de jurados, o qual irá decidir os 39 Vencedores.
Não, o Millennium bcp é o promotor dos Prémios Millennium Horizontes e apenas apoiará na divulgação das Empresas vencedoras junto da sua Rede de Parceiros.
São apurados 65 Finalistas e eleitos 39 Vencedores.

Para qualquer uma das categorias e caso não exista consenso entre os membros do Júri, o promotor reserva-se sempre ao direito de não atribuir os prémios na respetiva categoria.
Os trinta e nove Vencedores dos Prémios terão acesso:

» A uma vasta rede de networking que permitirá à Empresa entrar em contacto com um conjunto alargado de representantes de algumas das maiores Empresas portuguesas e dos países onde o Millennium bcp tem operações ou Parcerias.
» Oportunidade de efetuar uma apresentação/debate sobre a sua Empresa na Cerimónia de entrega de prémios, conteúdo que será utilizado na imprensa nos meios detidos pelo Grupo Global Media (TSF, Diários de Notícias, Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo).
» A um curso de formação de executivos na Universidade Católica Portuguesa, sujeito à disponibilidade existente.
» Oportunidade de participar numa conferência/sessão de apresentação/debate sobre a sua Empresa na Universidade Católica Portuguesa, promovida pelo Millennium bcp.
As Empresas mais bem classificadas serão convidadas a estar presentes na Gala de entrega dos Prémios sendo que, previamente a essa data, será contactado e saberá se a sua Empresa é uma das vencedoras.
A cerimónia de entrega dos Prémios irá realizar-se a meados de Novembro.
As empresas vencedoras, em qualquer das categorias, na Edição dos Prémios Millennium Horizontes do ano anterior, não se podem candidatar.

No entanto, o mesmo não é válido para as Empresas Finalistas, que continuam elegíveis para candidatura.