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Perguntas frequentes sobre Transferências

Tudo sobre transferências

Selecione a opção "Transferências> Western Union > Envio em minutos” e indique o montante que quer transferir. Depois, tome nota do código MTCN que vai receber na sua caixa de mensagens logo depois de fazer a operação. O pagamento será feito por débito na sua conta à ordem.

Informe o beneficiário sobre o código MTCN. Para levantar o montante transferido em qualquer agência W.U., o beneficiário deve apresentar este código e o documento de identificação. Em alternativa, pode também indicar a palavra-código, que não exige documento de identificação para levantar o montante.

Selecione a opção "Transferências > Western Union > Receção" e indique a conta onde quer que a transferência seja creditada e o código MTCN.

Para agendar uma  transferência deve:

  • Selecionar a conta à ordem;
  • Selecionar a opção "Criar uma novo agendamento de transferência ",
  • Indicar os seguintes elementos:
    • Conta destino
    • Montante a transferir na data agendada
    • Data em que a transferência será processada
    • Descritivos na conta origem e conta destino

Se o dia indicado para a transferência não for um dia útil, o movimento será processado no dia útil seguinte.

Para anular uma transferência permanente deve:

  1. Selecionar a conta à ordem da transferência que quer alterar;
  2. Selecionar a opção "Consultar, Alterar ou Anular transferências permanentes".

Se quiser alterar a transferência:

  1. No detalhe da transferência, selecione o botão "Alterar";
  2. Selecione quais os dados que quer alterar: nome do beneficiário, montante a transferir periodicamente, data fim da transferência (deverá ser um dia útil).

Para criar uma transferência permanente deve:

  1. Selecionar a conta à ordem;
  2. Selecionar  a opção “Criar uma nova transferência permanente”;
  3. Indicar os seguintes elementos: IBAN da conta de destino, nome do beneficiário, montante a transferir, descritivo conta destino (opcional), periodicidade, validade.

Se o dia indicado para a transferência não for um dia útil, a transferência é realizada no dia útil seguinte.

Para fazer uma transferência pontual deve:

  1. Selecionar “Transferências”
  2. Escolher a opção “Pontual” e:
    • Selecionar a conta à ordem da qual será dada a ordem de transferência;
    • Indicar a conta de destino;
    • Indicar os elementos para a transferência.

Para fazer uma transferência internacional deve:

  1. Selecionar a conta à ordem que será debitada
  2. Indicar o nome do beneficiário, o montante a transferir, o IBAN e o país destino.

Para fazer uma transferência internacional deve:

  1. Selecionar a conta à ordem que será debitada.
  2. Indicar o nome do beneficiário, o montante a transferir, o IBAN (para transferências dentro da União Europeia) ou o n.º da conta destino, o nome e a morada do Banco, o país destino, o Código SWIFT (campo não obrigatório, contudo, a não indicação do Código Swift irá resultar na aplicação de um preço diferente), o Clearing Code (campo não obrigatório). No caso das transferências para os EUA, a indicação do Fedwire/ABA e do nome do Banco beneficiário permite a aplicação de um preçário mais favorável. O mesmo acontece nas transferências em libras para a Grã-Bretanha com a indicação do BIC SWIFT e do Sort Code. Nos casos da Alemanha, Suíça, Áustria e Canadá, a indicação do Clearing Code permite reduzir os riscos de devolução de uma transferência na ausência de dados importantes como o IBAN e o BIC SWIFT.
  3. Selecionar os custos associados a esta transferência.

Nas transferências para a Europa, a não indicação ou indicação incorreta dos códigos SWIFT e IBAN, e nas transferências para fora da Europa, a não indicação ou indicação incorreta dos Códigos Swift e Clearing Code, aplica-se o preçário para ordens processadas manualmente. Pode ainda gerar um débito por parte do Banco destino da transferência.

Para fazer transferências Western Union deve:

  1. Selecionar a conta à ordem que será debitada;
  2. Indicar o montante a transferir; o país destino (apenas para o Brasil), o estado e cidade e o número de telefone.
  3. Indicar os dados do beneficiário: nome próprio, apelido e nome completo.
  4. Pode dispensar o beneficiário da apresentação de documento de identificação válido se o país de destino o permitir e o montante a transferir for inferior a 450€;
    Se quiser dispensar o beneficiário de apresentar documento de identificação válido deve:
    • Selecionar o campo "O beneficiário está dispensado de apresentar documento de identificação";
    • Preencher os campos “Pergunta Chave” e “Resposta”.
  5. A “Pergunta Chave” e “Resposta” só poderão ser preenchidas, se:
    • A transferência for para um país africano (obrigatória), independentemente do valor a transferir;
    • O beneficiário for dispensado da apresentação do documento de identificação, neste caso, o montante a transferir tem de ser inferior a 450€.

    Se a transferência for para um país não africano e o montante a transferir for superior a 450€, os campos “Pergunta Chave” e “Resposta” não podem ser preenchidos;

    Alguns países (exemplo: Espanha e Brasil) não aceitam a utilização da Pergunta Chave e Resposta. Caso o país de destino selecionado se encontre nesta situação, receberá um email a informar que não é possível continuar a transferência.

Para levantar o montante transferido em qualquer agência W.U., o beneficiário deve apresentar este código e o documento de identificação.

Deve seguir estes passos:

  1. Selecionar a conta à ordem que será debitada;
  2. Indicar o montante a transferir, o país de destino, o estado e cidade e o número de telefone;
  3. Indicar os dados do beneficiário: nome próprio, apelido e nome completo;
  4. Pode dispensar o beneficiário da apresentação de documento de identificação válido se o país de destino o permitir e o montante a transferir for inferior a 450€;
    Se não quiser que o beneficiário apresente documento de identificação válido deve:
    • Selecionar o campo: "O beneficiário está dispensado de apresentar documento de identificação";
    • Preencher os campos "Pergunta Chave" e "Resposta".
  5. A "Pergunta Chave" e "Resposta" só poderão ser preenchidas:
    • Se a transferência for para um país africano (obrigatória), independentemente do valor a transferir;
    • Se o beneficiário for dispensado da apresentação do documento de identificação. Neste caso, o montante a transferir tem de ser inferior a 450€.
    • Se a transferência for para um país não africano e o montante a transferir for superior a 450€, o campo "Pergunta Chave" e "Resposta" não podem ser preenchidos.
    • Alguns países não aceitam a utilização da "Pergunta Chave" e "Resposta". Caso o País de destino selecionado se encontre nesta situação, receberá um email a informar que não é possível continuar a transferência.

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