Reforma Antecipada
Como evitar os cortes
Pedir a reforma antecipada é, quase sempre, sinónimo de uma pensão mais pequena. Saiba como evitar penalizações.
A reforma antecipada permite deixar de trabalhar a quem não quer esperar pela idade limite para obter a pensão de velhice.
66 anos e 7 meses. Esta é a idade oficial para pedir a reforma. Para algumas pessoas, isto representa demasiado tempo no ativo e, por esse motivo, a reforma antecipada pode ser a solução para descansar mais cedo depois de uma vida de trabalho.
Embora esteja acessível, tanto no setor público como no privado, a reforma antecipada geralmente implica penalizações. Ou seja, vai receber menos do que receberia se esperasse pela idade legal da reforma. Ainda assim, há quem opte por deixar de trabalhar mais cedo e, por isso, é importante saber o que esperar.
A reforma antecipada compensa?
Mas, ao simular a sua pensão, vai perceber que os cortes na reforma dependem não só da idade, mas também dos anos que descontou para a Segurança Social ou Caixa Geral de Aposentações.
As penalizações a aplicar a quem pede a reforma antecipada são de 0,5% por cada mês de antecipação, somando-se ainda a penalização do fator de sustentabilidade. Este fator é calculado com base na esperança média de vida.
O novo regime de reforma antecipada cria também o conceito de idade pessoal da reforma. Significa que, se ultrapassou os 40 anos de descontos, pode antecipar a reforma em quatro meses por cada ano a mais de contribuições.
Outras situações
Reforma antecipada por desemprego de longa duração
- Na data em que ficou desempregado tinha 52 anos (ou mais) de idade;
- Tem pelo menos 22 anos de descontos;
- Manteve o estatuto de desempregado depois de esgotar o subsídio de desemprego ou o subsídio social de desemprego.
- Na data em que ficou desempregado tinha 57 anos (ou mais) de idade;
- Tem pelo menos 15 anos de descontos;
- Manteve o estatuto de desempregado depois de esgotar o subsídio de desemprego ou o subsídio social de desemprego.
Caso opte pela reforma aos 62 anos, o fator de redução não se aplica.
Reforma antecipada por carreiras muito longas
Reforma antecipada por motivo da natureza da atividade profissional
Quanto vou receber?
Ainda assim, saiba que o pedido não é vinculativo, ou seja, a Segurança Social tem de informar o beneficiário sobre o valor da pensão antes de começar a pagá-la.
Por isso, se o montante que lhe for indicado for mais baixo do que esperava, pode adiar a reforma e continuar a trabalhar.