O que é uma Oferta Pública Inicial (OPI)?
O que é uma OPI?
Uma Oferta Pública Inicial (OPI) acontece quando uma empresa privada vende ações ao público em geral numa bolsa de valores.
As bolsas de valores podem incluir a Bolsa de Londres, a Bolsa de Nova Iorque, Euronext, ou as Bolsas de Hong Kong ou Xangai, etc. Mas a menos que seja um grande negócio, será provavelmente uma bolsa especializada em empresas mais pequenas como o Mercado de Investimento de Londres (AIM), por exemplo.
A transição de uma empresa privada para uma empresa de capital aberto pode ser um momento importante para os investidores privados obterem os ganhos do seu investimento, uma vez que normalmente inclui um prémio de ações para os atuais investidores privados. Entretanto, também permite que investidores públicos participem na oferta.
Como funciona uma OPI?
Antes de uma OPI, uma empresa é considerada privada, ou seja, não está cotada em bolsa. Como empresa privada, o negócio cresceu com um número relativamente pequeno de acionistas, incluindo investidores iniciais como os fundadores, familiares e amigos, juntamente com investidores profissionais.
Uma OPI é um grande passo para uma empresa, uma vez que proporciona o acesso à angariação de muito dinheiro. Isto dá à empresa uma maior capacidade de crescimento e expansão.
Quando uma empresa atinge uma fase no seu processo de crescimento em que acredita estar suficientemente madura para com outros acionistas, começará a publicitar o seu interesse em se tornar numa empresa de capital aberto.
Os preços das ações OPI de uma empresa são fixados através de diligência de subscrição. Quando uma empresa se torna de capital aberto, a propriedade privada anteriormente detida por ações converte-se em propriedade de vários investidores, e as ações dos acionistas privados passam a valer o preço de negociação em bolsa.
Entretanto, o mercado abre uma enorme oportunidade para milhões de investidores comprarem ações da empresa e contribuírem com capital para o capital dos acionistas de uma empresa.
Globalmente, o número de ações que a empresa vende e o preço pelo qual as ações são vendidas são os fatores geradores do valor do capital próprio da empresa para os novos acionistas. O capital social continua a representar ações detidas pelos investidores quando é privado e de capital aberto, mas com uma OPI, o capital social aumenta significativamente com o dinheiro da emissão primária.
Vantagens & desvantagens
Uma empresa tornar-se de capital aberto pode ser muito vantajoso para a sua credibilidade. Para serem cotadas numa bolsa de valores, as empresas devem cumprir certos requisitos e divulgar informações, o que leva o público a confiar nelas.
Outra vantagem é a angariação de capital. As empresas podem angariar capital para vários fins, como contratações, redução de dívidas, desenvolvimento, etc.
Apesar destas vantagens, existem também alguns pontos menos positivos que as empresas podem enfrentar para ir a público.
Uma delas é o custo do processo, que é bastante dispendioso. Normalmente é necessário contratar advogados, banqueiros de investimento, contabilistas e consultores. Cumprir relatórios financeiros também tem um custo associado e é complicado.
Quando uma empresa se torna de capital aberto, sofre pressão para manter o seu desempenho e tem de colocar as suas estratégias de crescimento a longo prazo à parte, para dar lugar aos resultados a curto prazo que os investidores precisam.