BCP no Bloomberg Gender-Equality Index 2023
Millennium integra índice de igualdade de género pelo quarto ano consecutivo
BCP no Bloomberg Gender-Equality Index 2023
Millennium integra índice de igualdade de género pelo quarto ano consecutivo
O Millennium bcp destaca-se pelo quarto ano no Bloomberg Gender-Equality Index graças às suas práticas e políticas de igualdade de género, diversidade e inclusão. Na edição de 2023, o Banco atinge a sua melhor pontuação global até à data com um score de 85,34%, acima dos 80,76% de 2022, 78,11% de 2021 e 77,79% de 2020. Esta classificação é também superior à média de 73% das 484 empresas distinguidas pela Bloomberg neste índice.
Esta é a quarta vez consecutiva que a Bloomberg integra o Grupo BCP no grupo restrito das empresas que, a nível mundial, sobressaem nos critérios de cultura inclusiva, políticas para a prevenção do assédio no trabalho e igualdade salarial, entre outras categorias. Em Portugal, apenas sete empresas constam deste índice, sendo o Millennium bcp o único banco português.
“No Millennium bcp consideramos que o respeito pela diversidade e a inclusão são aspetos fundamentais para a prossecução dos objetivos e compromissos do Banco perante as comunidades que servimos. A integração neste índice, que nos referencia a nível mundial, reflete o empenho em fomentar uma cultura empresarial que promove a igualdade de oportunidades, premeia o mérito e reconhece a qualidade do trabalho em Equipa”, afirmou Miguel Maya, Presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp.
No Plano Para a Igualdade de Género 2023 publicado recentemente, o Millennium bcp atualiza a evolução dos principais indicadores relativos à igualdade de género - os quais mantiveram e reforçaram a sua trajetória positiva – e faz um ponto de situação do estado de implementação das ações do Plano de 2022, apresentando novas ações para fomentar um local de trabalho inclusivo, justo e flexível, que assegure um tratamento íntegro, promova a diversidade e o crescimento pessoal e profissional e valorize a pluralidade cultural.
Uma análise realizada até 31 de outubro de 2022 mostra que o Millennium bcp tem vindo a reduzir o gap de género nos cargos de liderança com 30% das mulheres a assumir funções de chefia, caminhando para o objetivo de chegar aos 35% até 2024.
O índice GEI 2023 tem um alcance mundial ao representar 50 setores e 45 países e regiões, incluindo pela primeira vez empresas com sede no Luxemburgo, Equador e Kuwait. “Felicitamos as empresas que estão incluídas no índice GEI 2023", disse Peter T. Grauer, Presidente da Bloomberg e Presidente fundador do U.S. 30% Club. "Continuamos a constatar um aumento no interesse e na adesão mundial, o que reflete um objetivo comum de transparência nas métricas relacionadas com o género".
O índice Bloomberg Gender-Equality (GEI) de 2023 é um índice modificado ponderado pela capitalização de mercado e desenvolvido para avaliar o desempenho de empresas cotadas comprometidas com a transparência no que toca ao ESG. Este índice de referência mede a igualdade de género em cinco categorias: liderança e pipeline de talentos, igualdade salarial e paridade remuneratória entre géneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e reputação da marca.
Conteúdos relacionados: