Avançar para conteúdo principal
Entre com o Código de Utilizador
Código de Utilizador: este código é necessário para aceder à sua conta através do site ou da App Millennium
Não tenho ou não me lembro do código

Os dados que inseriu são inválidos

Confirme o seu Código de Utilizador e tente novamente. Caso o erro persista, contacte-nos

Ou com a Chave Móvel Digital

Como funciona? Autenticação Gov.pt

Ainda não é Cliente?

Abrir conta online
Código de Utilizador Este código é necessário para aceder à sua conta através do site ou da App Millennium
Tem dúvidas? Ligue-nos.

Atendimento personalizado 24h. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

Cibersegurança - Vishing

Se não fala com estranhos na rua, por que fala ao telefone?

Não atenda desconhecidos

Já recebeu chamadas fraudulentas?

Se respondeu sim a esta pergunta, então já foi vítima de vishing.
Entre os casos mais frequentes de chamadas fraudulentas, destacam-se os falsos contactos de “Bancos”, as chamadas de supostos “familiares”, as falsas “corretoras de investimento” e falsos técnicos de suporte informático.
Mas vamos saber o que é o vishing com mais detalhe.

Vishing

O que é?

O vishing é a combinação das palavras “voz” e “phishing" e é a variante de phishing feita por telefone. É uma técnica de fraude cada vez mais usada por criminosos, que fazem chamadas telefónicas fingindo ser de entidades legítimas (como Bancos, operadoras ou sociedades de investimentos).
O objetivo é enganar as pessoas para que forneçam dados pessoais ou bancários, ou até para que façam transferências ou pagamentos, acreditando tratar-se de uma oportunidade vantajosa com a promessa de ganhos financeiros elevados.
Tentam manipular a pessoa, fazendo-a acreditar que está a resolver um problema grave ou a aproveitar uma oportunidade única.

Exemplos de vishing

Alguns exemplos reais

Mão direita a segurar num smartphone com uma chamada de um número desconhecido
Um suposto funcionário do Banco liga a alertar para uma tentativa de fraude na conta e pede os dados de acesso para "bloquear" a operação.
Chamadas de supostos “familiares” a solicitar transferências urgentes ou pagamentos.
Falsas “corretoras de investimento” que incentivam a investir em esquemas vantajosos.
Falsos técnicos de suporte informático que alegam existirem problemas no equipamento e solicitam acesso remoto para induzirem o utilizador a fazer transferências fraudulentas.
Mão direita a segurar num smartphone com uma chamada de um número desconhecido
Um suposto funcionário do Banco liga a alertar para uma tentativa de fraude na conta e pede os dados de acesso para "bloquear" a operação.
Chamadas de supostos “familiares” a solicitar transferências urgentes ou pagamentos.
Falsas “corretoras de investimento” que incentivam a investir em esquemas vantajosos.
Falsos técnicos de suporte informático que alegam existirem problemas no equipamento e solicitam acesso remoto para induzirem o utilizador a fazer transferências fraudulentas.

Combater o vishing

Que cuidados deve ter?

Não se deixe pressionar se lhe disserem que o assunto pelo qual estão a ligar é urgente, pode sempre dizer que de momento não pode falar e que liga de volta mais tarde. Assim, ganha tempo para confirmar o contacto com a entidade em causa.
Esteja atento ao fenómeno do spoofing: por vezes, o número apresentado na chamada pode ser falsificado para parecer o do Banco. Se, em algum momento, se sentir pressionado ou desconfiado, desligue de imediato e contacte-nos através dos canais oficiais.
Acima de tudo, mantenha-se a par deste tipo de burlas, para que consiga mais facilmente identificar um contato fraudulento. E, por fim, nunca partilhe dados pessoais por telefone ou nas redes sociais e controle sempre os movimentos das suas contas bancárias.
Afinal de contas, se na vida real não dá conversa a estranhos, porque é que dá na virtual?

Saiba mais sobre Phishing

Ler artigo

Ficou com dúvidas?

Veja como funciona o vishing

Ficou com dúvidas?

Veja como funciona o vishing

Faça compras em segurança com a App Millennium

Explorar app
telemóvel com menu da App Millennium ilustrações de funções da app Millennium
telemóvel com menu da App Millennium e ilustrações de funções da app

Precisa de ajuda?

Estamos aqui para si

Lâmpada Tem dúvidas?
Encontre resposta para todas as suas perguntas
Encontre resposta para todas as suas perguntas
Procura uma sucursal?
Encontre a sucursal mais próxima de si
Encontre a sucursal mais próxima de si
Quer falar connosco?
Ligue sempre que precisar, 24h por dia
Ligue sempre que precisar, 24h por dia
Lâmpada
Tem dúvidas?
Encontre resposta para todas as suas perguntas
Encontre resposta para todas as suas perguntas
Procura uma sucursal?
Encontre a sucursal mais próxima de si
Encontre a sucursal mais próxima de si
Quer falar connosco?
Ligue sempre que precisar, 24h por dia
Ligue sempre que precisar, 24h por dia