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Não atenda desconhecidos
Já recebeu chamadas fraudulentas?
Se respondeu sim a esta pergunta, então já foi vítima de vishing.
Entre os casos mais frequentes de chamadas fraudulentas, destacam-se os falsos contactos de “Bancos”, as chamadas de supostos “familiares”, as falsas “corretoras de investimento” e falsos técnicos de suporte informático.
Mas vamos saber o que é o vishing com mais detalhe.
Vishing
O que é?
O vishing é a combinação das palavras “voz” e “phishing" e é a variante de phishing feita por telefone. É uma técnica de fraude cada vez mais usada por criminosos, que fazem chamadas telefónicas fingindo ser de entidades legítimas (como Bancos, operadoras ou sociedades de investimentos).
O objetivo é enganar as pessoas para que forneçam dados pessoais ou bancários, ou até para que façam transferências ou pagamentos, acreditando tratar-se de uma oportunidade vantajosa com a promessa de ganhos financeiros elevados.
Tentam manipular a pessoa, fazendo-a acreditar que está a resolver um problema grave ou a aproveitar uma oportunidade única.
Exemplos de vishing
Alguns exemplos reais
Um suposto funcionário do Banco liga a alertar para uma tentativa de fraude na conta e pede os dados de acesso para "bloquear" a operação.
Chamadas de supostos “familiares” a solicitar transferências urgentes ou pagamentos.
Falsas “corretoras de investimento” que incentivam a investir em esquemas vantajosos.
Falsos técnicos de suporte informático que alegam existirem problemas no equipamento e solicitam acesso remoto para induzirem o utilizador a fazer transferências fraudulentas.
Um suposto funcionário do Banco liga a alertar para uma tentativa de fraude na conta e pede os dados de acesso para "bloquear" a operação.
Chamadas de supostos “familiares” a solicitar transferências urgentes ou pagamentos.
Falsas “corretoras de investimento” que incentivam a investir em esquemas vantajosos.
Falsos técnicos de suporte informático que alegam existirem problemas no equipamento e solicitam acesso remoto para induzirem o utilizador a fazer transferências fraudulentas.
Combater o vishing
Que cuidados deve ter?
Não se deixe pressionar se lhe disserem que o assunto pelo qual estão a ligar é urgente, pode sempre dizer que de momento não pode falar e que liga de volta mais tarde. Assim, ganha tempo para confirmar o contacto com a entidade em causa.
Esteja atento ao fenómeno do spoofing: por vezes, o número apresentado na chamada pode ser falsificado para parecer o do Banco. Se, em algum momento, se sentir pressionado ou desconfiado, desligue de imediato e contacte-nos através dos canais oficiais.
Acima de tudo, mantenha-se a par deste tipo de burlas, para que consiga mais facilmente identificar um contato fraudulento. E, por fim, nunca partilhe dados pessoais por telefone ou nas redes sociais e controle sempre os movimentos das suas contas bancárias.
Afinal de contas, se na vida real não dá conversa a estranhos, porque é que dá na virtual?
Ficou com dúvidas?
Veja como funciona o vishing
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