Que tipo de investidor é?
Que tipo de investidor é?
Quais são os perfis de risco?
Como é avaliada a adequação do produto ou serviço ao perfil de investidor?
O intermediário financeiro é responsável por fazer o teste de adequação para cada novo serviço ou produto que um cliente queira subscrever, avaliando se o investimento é apropriado para o perfil do cliente. Para fazer isso, o intermediário financeiro deve questionar o cliente sobre o seu nível de experiência e conhecimento no mercado financeiro. No caso da prestação de serviços de gestão de carteiras ou consultoria, o intermediário financeiro deve solicitar informações adicionais sobre os objetivos de investimento e a situação financeira do cliente.
Para garantir que os serviços ou produtos financeiros oferecidos são adequados ao perfil do investidor, o intermediário financeiro é responsável por solicitar informações detalhadas, tais como: o nível de familiaridade do investidor com os produtos e operações financeiras; a natureza, volume e frequência das operações financeiras realizadas pelo investidor; o período de manutenção do investimento, tolerância ao risco e capacidade de reagir a perdas; o nível de habilitações, profissão ou anterior profissão relevante; e as fontes, montantes de rendimentos, património e créditos contraídos.
Advertências ao investidor
Caso o investidor não forneça as informações necessárias ao intermediário financeiro para avaliar a adequação do serviço, o intermediário deve informá-lo por escrito de que não tem informações suficientes. Além disso, se o intermediário considerar que a operação que o investidor quer realizar não é adequada ao seu perfil, também deve alertá-lo por escrito. Nesse caso, o cliente deve confirmar por escrito que recebeu a advertência.
O intermediário financeiro é responsável por fornecer ao investidor todas as informações necessárias para que este possa tomar decisões de investimento bem fundamentadas. É importante notar que quanto menor for o grau de experiência e conhecimento do investidor, mais completa deve ser a informação fornecida.
Entre as informações que deve dar ao investidor, destacam-se: