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Que tipo de investidor é?

Que tipo de investidor é?

Existem duas categorias de investidores: profissionais e não profissionais. Essa classificação é feita pelo intermediário financeiro, como Bancos, corretoras de valores ou gestoras de património, e é baseada na experiência e conhecimento do cliente em relação aos investimentos no mercado financeiro, bem como sua capacidade para avaliar os riscos. É obrigação do intermediário financeiro informar o perfil do cliente por escrito.

Quais são os perfis de risco?

Investir implica risco: muito, pouco ou nenhum. É por esta razão que os especialistas em investimento dividem os investidores em diferentes categorias:
Conservador ou prudente: não gosta de riscos, prefere investimentos de capital garantido, com prazos mais curtos e menor rendibilidade;
Equilibrado ou moderado: embora procure produtos com garantia do capital investido, também aceita investir em aplicações a médio prazo;
Dinâmico: quer mais rentabilidade, por isso investe em aplicações de médio e longo prazo, sem medo de vir a ter algumas perdas no capital investido;
Arrojado: ganhar mais é o seu objetivo, por isso assume o risco de perder parte ou todo o capital investido e prefere prazos mais longos.
Se não quer correr o risco de perder dinheiro, independentemente do ganho que possa conseguir, então tem um perfil conservador. Se está disposto a correr um risco mais elevado, então tem um perfil dinâmico. Para saber o seu perfil de risco, pode consultar alguns simuladores ou falar com especialistas no seu Banco.

Como é avaliada a adequação do produto ou serviço ao perfil de investidor?

O intermediário financeiro é responsável por fazer o teste de adequação para cada novo serviço ou produto que um cliente queira subscrever, avaliando se o investimento é apropriado para o perfil do cliente. Para fazer isso, o intermediário financeiro deve questionar o cliente sobre o seu nível de experiência e conhecimento no mercado financeiro. No caso da prestação de serviços de gestão de carteiras ou consultoria, o intermediário financeiro deve solicitar informações adicionais sobre os objetivos de investimento e a situação financeira do cliente.

Para garantir que os serviços ou produtos financeiros oferecidos são adequados ao perfil do investidor, o intermediário financeiro é responsável por solicitar informações detalhadas, tais como: o nível de familiaridade do investidor com os produtos e operações financeiras; a natureza, volume e frequência das operações financeiras realizadas pelo investidor; o período de manutenção do investimento, tolerância ao risco e capacidade de reagir a perdas; o nível de habilitações, profissão ou anterior profissão relevante; e as fontes, montantes de rendimentos, património e créditos contraídos.

Advertências ao investidor

Caso o investidor não forneça as informações necessárias ao intermediário financeiro para avaliar a adequação do serviço, o intermediário deve informá-lo por escrito de que não tem informações suficientes. Além disso, se o intermediário considerar que a operação que o investidor quer realizar não é adequada ao seu perfil, também deve alertá-lo por escrito. Nesse caso, o cliente deve confirmar por escrito que recebeu a advertência.

O intermediário financeiro é responsável por fornecer ao investidor todas as informações necessárias para que este possa tomar decisões de investimento bem fundamentadas. É importante notar que quanto menor for o grau de experiência e conhecimento do investidor, mais completa deve ser a informação fornecida.

Entre as informações que deve dar ao investidor, destacam-se:

Os serviços que o intermediário financeiro presta e informações sobre a própria empresa;
A classificação do perfil do investidor, de acordo com as suas necessidades e objetivos de investimento;
Qualquer interesse do intermediário financeiro no serviço que está a prestar, a sua origem e natureza;
Os instrumentos financeiros e estratégias de investimento propostas;
Os riscos associados às operações que serão realizadas;
A política de execução de ordens do intermediário financeiro;
Informações sobre a proteção do património do cliente, incluindo se existe um fundo de garantia ou proteção equivalente que abranja os serviços a serem prestados;
Os custos do serviço.

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