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Porquê ter cartão de crédito

Mais de 3 milhões já têm. Vai ficar de fora?

Classic TAEG 15,4%
Cartão de Crédito Classic

Porquê ter cartão de crédito

Mais de 3 milhões já têm. Vai ficar de fora?

Classic TAEG 15,4%
Cartão de Crédito Classic
Cartão de Crédito Classic
Mais de 3 milhões de cidadãos em Portugal já têm um cartão de crédito, segundo dados do estudo Basef Banca, da Marktest1, de março de 2023. E não é por acaso. Este meio de pagamento tem vindo a ganhar popularidade, refletindo-se no número cada vez maior de cartões de crédito utilizados.

Só em outubro de 2024, a utilização destes cartões subiu 8,9% face ao mesmo mês do ano anterior.

Mas porquê recorrer a um cartão de crédito? Uma das principais razões prende-se com a flexibilidade financeira que oferece.

Vamos por partes.

Quais são as vantagens? 

Balança
Mais controlo sobre o orçamento
Um cartão de crédito disponibiliza um plafond, atribuído consoante o seu perfil de risco de crédito, que lhe permite adiar algumas despesas para o mês seguinte. Por exemplo, se tiver uma despesa inesperada ou um mês com mais gastos do que o habitual, o cartão de crédito pode ser um apoio essencial para equilibrar o orçamento sem comprometer as suas finanças. 
CC Ciclo
Útil no dia a dia
Um cartão de crédito dá-lhe maior liberdade para gerir pagamentos sem depender do saldo disponível no momento. Além disso, permite-lhe ajustar o pagamento do valor usado de acordo com as suas possibilidades, escolhendo pagar a totalidade no final do mês ou distribuir o valor ao longo de vários meses. 
CC Universal
Facilidade de pagamento 
Seja online ou em lojas físicas, o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais práticos e aceites em todo o mundo. Além disso, é um meio de pagamento exigido por muitas companhias aéreas, hotéis e rent-a-cars para garantir as reservas. 

Flexibilidade a pagar

Mais tempo para pagar

Além de todas as vantagens que já referimos, há uma que é intrínseca aos cartões de crédito: o tempo que tem para pagar as suas compras.

A gestão do orçamento mensal pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando surgem despesas inesperadas. É precisamente aqui que os cartões de crédito têm um papel fundamental, porque lhe permitem adiar os seus pagamentos e gerir as suas finanças com maior flexibilidade.

Esta é uma das funcionalidades mais utilizadas pelos mais de 3 milhões de cidadãos que já têm este meio de pagamento. E, na verdade, pode fazer toda a diferença em diversas situações: desde a compra de um eletrodoméstico essencial, ao pagamento de uma viagem ou até mesmo na gestão de despesas do dia a dia. Ao optar por adiar o pagamento, ganha tempo para organizar o seu orçamento e garantir que todas as suas obrigações financeiras são cumpridas sem pressão.

Mas essa flexibilidade vem também com responsabilidade. Lembre-se que a utilização de um cartão de crédito pode implicar o pagamento de juros, se optar por uma percentagem de pagamento mensal inferior a 100%. Para tirar o máximo partido do seu cartão sem custos adicionais, opte por pagar a totalidade do valor gasto no final do mês, evitando juros. Se, num mês mais desafiante precisar de maior margem, pode sempre alterar o pagamento para uma percentagem menor, pagando juros, mas garantindo que mantém o controlo sobre o seu orçamento. 

Porque, quando tem margem para organizar os seus pagamentos, ganha não só tempo, mas também maior tranquilidade financeira.

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telemóvel com App Millennium e ilustrações de funções da app
Cartão de crédito Classic: TAEG de 15,4% e TAN de 13,300% para limite de crédito de 1.500€ pago em 12 prestações mensais iguais de capital acrescidas de juros e encargos. Comissão de disponibilização anual 10,40€, cobrada antecipadamente. Primeira cobrança no mês de contratação do cartão e, nos anos subsequentes, no mesmo mês da primeira.
1Este estudo é da exclusiva responsabilidade da entidade que o realizou. O BASEF BANCA é um estudo de referência para o setor, em Portugal. O universo em estudo é constituído por indivíduos com mais de 15 anos residentes em Portugal (INE 2021- 9.011.878 Indivíduos). A recolha da informação decorre de uma forma regular e contínua, através de uma combinação de entrevistas telefónicas, com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview) e entrevistas online com recurso ao CAWI (Computer Assisted Web Interview). A amostra mensal é de 1200 entrevistas, perfazendo um total de 14.400 entrevistas anuais.

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