Investir dinheiro a curto e longo prazo
Conheça as opções
Porquê investir dinheiro? Qual a melhor opção? De quanto preciso para começar a investir? Se precisar, posso levantar o que investi? Há opções mais seguras do que outras?
Antes de investir é importante saber não só de quanto pode dispor, mas também se quer arriscar, quanto tempo quer ter o dinheiro aplicado e quanto quer ganhar.
As respostas às questões anteriores podem ajudá-lo a identificar o seu perfil de investidor e a encontrar a melhor forma de investir, mas o melhor é aconselhar-se junto do seu Banco, conhecer os produtos disponíveis, avaliar cada um deles e depois decidir.
Qual é o meu perfil de investidor?
Nos investimentos, tal como na vida, há quem goste de correr riscos e quem prefira opções mais prudentes, mesmo que a rentabilidade seja menor.
Saber que tipo de investidor é vai ser determinante não só para as escolhas que fizer, mas também para que, no seu Banco, lhe indiquem a opção mais adequada ao seu perfil.
Investir o meu dinheiro: quais as opções?
De uma forma geral, as opções de investimento podem dividir-se em:
Vamos, então, saber um pouco mais sobre cada uma delas.
PPR
Todos queremos que os anos de reforma sejam tranquilos financeiramente. Depois de décadas de trabalho, horários para cumprir e stress, nada melhor do que gozar a vida sem preocupações.
Os PPR (Plano Poupança Reforma) são a forma mais conhecida de poupar para a reforma, com a vantagem de poder deduzir até 20% dos valores aplicados no IRS, de acordo com o artigo 21.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.
Os PPR são investimentos a longo prazo e as entregas podem variar tanto de valor como de regularidade. No entanto, caso precise, pode resgatar o seu PPR a qualquer momento, de acordo com as condições previstas contratualmente. Caso não tenha decorrido o prazo mínimo, poderá ter penalização por resgate antecipado.
Seguros financeiros
Outra forma de investir o seu dinheiro passa pelos seguros financeiros que, por serem geralmente produtos a médio/ longo prazo, têm vantagens fiscais no IRS. Estas vantagens aumentam à medida que se prolonga o período em que o dinheiro está aplicado; quanto mais tempo demorar a resgatar o investimento, menor é o valor sujeito a tributação.
Entre os seguros financeiros disponíveis no seu Banco tem os seguros de capitalização, em que se incluem PPR e capitalização. São investimentos a médio e longo prazo, que permitem poupanças personalizadas, sem ter de investir muito. Têm garantia do capital investido e, no caso dos PPR, podem ter benefícios fiscais.
Os seguros ligados a fundos de investimento também permitem pequenos investimentos e poupanças flexíveis, mas caraterizam-se por diferentes estilos de investimento e, por isso, adaptam-se a diversos tipos de investidores. Por outro lado, não têm rendibilidade mínima garantia e o capital investido não é garantido.
Certificados
Esta é uma opção que, pela sua complexidade, é mais indicada para quem já tem alguma experiência em investimentos e, como estão sujeitos às flutuações e ao risco dos mercados financeiros, são uma opção para quem prefere correr alguns riscos.
Os certificados consistem em valores mobiliários emitidos pelo Banco e transacionados em Bolsa. Podem ser adequados para investimentos de médio e longo prazo nos mercados acionistas.
Bolsa
Investir em ações é outra possibilidade para quem tem já algum conhecimento sobre os mercados financeiros e está atento às flutuações habituais deste tipo de investimento.
Atualmente, é muito mais fácil acompanhar a evolução da Bolsa e saber, em tempo real, o que se passa nos principais mercados mundiais, pelo que este investimento é mais acessível do que era anteriormente.