Guia básico da poupança
O que fazer para poupar todos os dias
Poupar, com ou sem um objetivo definido, é sempre um bom hábito. A melhor forma de começar é poupar todos os dias.
A poupança pode servir para conseguir ter algo ou, simplesmente, porque o que se tem é pouco e pode não ser suficiente.
Podemos poupar o ordenado para que “estique” até ao fim do mês. Ou poupar para aquelas férias muito desejadas, ou já para a reforma.
A necessidade de poupança é algo que desde cedo nos habituamos a ouvir. Poupar água no banho, poupar a mesada ou não gastar demasiada luz. Mas será possível fazer da poupança um hábito diário?
Dicas para poupanças em todas as áreas
Poupar não significa que vá deixar de gastar dinheiro ou de fazer as coisas de que gosta. É apenas uma forma de ser mais consciente nos seus gastos, grandes ou pequenos, e de diminuir a quantidade ou a frequência de certas despesas.
A poupança pode ser diária, o que implica alterar alguns hábitos.
Poupar todos os dias
Poupar todos os dias pode ser, por exemplo, colocar uma moeda de 1 € num frasco e perceber que, ao fim de um ano, conseguiu juntar 365 €.
Ou então alterar rotinas, como evitar tomar o pequeno-almoço fora de casa ou passar 15 minutos no duche.
Damos-lhe algumas dicas para poupar através de hábitos diários que podem facilmente ser seguidos por si ou pela sua família.
No trabalho, opte por usar os transportes públicos, leve uma refeição de casa de vez em quando e utilize garrafas de água reutilizáveis.
Em casa, pode aproveitar as promoções durante as suas compras e organizar a ementa da semana para evitar encomendar comida ou estragar a que tem em casa. Tenha o cuidado de apagar as luzes quando sai de uma divisão, escolha eletrodomésticos com menor consumo de água e de energia, opte pela melhor tarifa de eletricidade ou modere a utilização do aquecimento.
A importância da poupança deve ser transmitida aos mais novos e pequenos gestos, como fechar a torneira enquanto lavam os dentes, pode ser um bom começo para incutir este tipo de hábitos em casa. Lembre-se que os mais novos seguem o exemplo em casa.
Poupar nos impostos, aproveitando todas as deduções que puder, ou nas férias, aproveitando para viajar na época baixa e em voos low cost, por exemplo, são hábitos de poupança não diários, mas que também podem refletir substancialmente no seu orçamento.
Algo que deve ter em mente é que poupar nem sempre significa comprar o que é mais barato. O aforismo de que “o barato sai caro” é, muitas vezes, verdadeiro. Se comprar algo muito barato, mas que se estraga facilmente ou que dura pouco, o mais provável é que tenha de repetir essa compra passado pouco tempo. Assim, e para que a poupança seja real, há que avaliar a relação qualidade/preço e a durabilidade. Por vezes, um investimento maior pode significar poupança a médio ou a longo prazo.
Poupar com um objetivo
A poupança pode também ser feita com um objetivo, que pode ser imediato – comprar aquelas botas no fim do mês – ou mais distante, como trocar de carro ou preparar a reforma.
Nos casos em que poupa para ter algo a médio e longo prazo, o seu Banco é um excelente aliado, oferecendo soluções como contas poupança, certificados e PPR.
Para simplificar, existem mesmo simuladores de poupança que lhe dizem a solução mais adequada com base nos seus objetivos e disponibilidade financeira.
É importante que saiba os prazos durante os quais não pode movimentar o seu dinheiro ou que, no caso de aplicações financeiras mais complexas, conheça os riscos associados.
Outro fator determinante para uma poupança bem-sucedida é ser realista. Ou seja, perceba quanto pode, efetivamente, poupar. Por exemplo, não queira poupar metade do seu rendimento mensal, se gasta 30% só com a habitação. É preferível começar por poupar menos e ir aumentando o valor, se perceber que tem margem para tal.
Poupar é uma forma de construir um futuro melhor, mas sem pôr em risco o presente.
Como começar a poupar?
Para iniciar uma poupança com um objetivo previamente definido, pode começar por considerar três questões:
- Qual o montante que quero ter?
- Quanto preciso de poupar regularmente para atingir esse valor?
- Quanto tempo preciso para atingir esse objetivo?
Ao responder a estas três questões, estará já a comprometer-se com a poupança que quer fazer e esse é o primeiro passo para que o seu objetivo seja atingido.
Os objetivos da poupança podem mudar ao longo da vida, mas os princípios, quer poupe para comprar casa ou para a educação dos seus filhos, são os mesmos.