Vantagens de uma conta poupança
Abrir uma conta poupança é ter um "plano B" para um imprevisto
Pode começar hoje a poupar para o futuro por apenas 25 €. Não precisa de pôr dinheiro de lado todos os meses ou ter um bom pé-de-meia para fazer o depósito inicial.
Uma conta poupança está ligada a momentos importantes da nossa vida como poupar para um futuro filho, juntar dinheiro para comprar a primeira casa, pagar um curso ou até para quem já está a pensar na reforma. E, muitas vezes, quando é feita pelos pais ou avós, tem um cariz emocional, servindo como reforço dessa ligação familiar.
Poupar é também uma forma de investimento, uma vez que vai receber juros pelo valor que está depositado na conta poupança.
O que é uma conta poupança?
No fundo, está a depositar dinheiro que pode vir a precisar e ainda acaba por receber com esse depósito, desde que não faça levantamentos antes do prazo estipulado.
Existem vários tipos de contas poupança (a prazo pressupõe um depósito). Para ser mais fácil escolher a poupança que mais se adequa a si, considere estas questões:
Numa sucursal ou através do site do seu Banco pode comparar e escolher a melhor opção.
Existem poupanças exclusivas para utilizadores do site e apps, para que as pessoas possam gerir as suas finanças à distância.
Há sempre uma conta poupança adequada às necessidades de cada bolso. O primeiro passo é decidir poupar e, a partir daí, tudo fica mais simples.
Características de uma conta poupança
A conta poupança distingue-se de aplicações financeiras por uma série de características que acabam também por ser vantagens.
Uma delas é a flexibilidade na abertura, que pode ir ao encontro das necessidades de quem está a começar uma carreira ou até a estudar e que, por isso, não tem rendimentos muito elevados.
25 € podem ser suficientes para abrir uma conta e fazer todos os meses uma poupança no mesmo valor.
Outra das grandes vantagens de uma conta poupança é que os depósitos podem ser feitos de uma vez na abertura, e podem ser depósitos programados ou não, feitos todos os meses ou apenas pontualmente. Por exemplo, se receber um prémio de produtividade ou o reembolso do IRS, pode aplicar o total ou parte desse valor numa conta poupança.
Como a ideia é manter o dinheiro na conta, a poupança pode ser renovada depois de o prazo do depósito terminar, por exemplo, após 360 dias.
As taxas de juro dependem do tipo de conta, mas podem ir de 0,50% (nos prazos mais curtos), até 1%, se optar, por exemplo, por uma conta exclusiva para utilizadores da app do seu Banco.
As contas poupança podem, geralmente, ser liquidadas na sua totalidade ou parcialmente, mas pode haver uma penalização de juros. Embora a ideia seja guardar o dinheiro, é bom saber que ele está disponível, caso venha a precisar.
Este tipo de conta é, por isso, a solução mais adequada a quem poupa com um objetivo e deseja tranquilidade durante todo o período do depósito e na altura de beneficiar dessa poupança.
Outras opções para poupar
Se quiser poupar com um objetivo, como a reforma, existem várias soluções para que comece já a preparar essa fase da sua vida.
Subscrever um PPR ou colocar as suas poupanças num fundo de investimento, com o objetivo de poupar para a reforma, são duas opções a ter em conta e que estão disponíveis em qualquer Banco.
As condições destes produtos são diferentes das contas poupança e destinam-se a quem prefira investimentos a médio e longo prazo e com uma dose de risco mais elevada.
No entanto, e como a rentabilidade é mais alta, podem ser opções interessantes. Fale com o seu Banco, esclareça todas as dúvidas e escolha a melhor solução para o seu caso.