Fraude - Email com anexo malicioso
Alerta para email com anexo fraudulento
Fique atento se receber um email enviado por desconhecidos com um anexo que contém software malicioso
09/08/2024
09/08/2024
Fique atento se receber um email enviado por desconhecidos com um anexo que contém software malicioso
09/08/2024
09/08/2024
Alertamos para email enviado por contactos desconhecidos pedindo o acesso a um anexo, com o assunto “FATUR@”, conforme imagem abaixo:
Recordamos que não deve abrir anexos ou ficheiros caso desconheça a proveniência do email. O conteúdo do PDF dá origem ao download de um ficheiro ZIP que contém o Malware (software malicioso):
Trata-se de uma ação fraudulenta com o objetivo de instalar um software malicioso (trojan) que permite a recolha de informações (ex: passwords) e poderá permitir o acesso remoto de terceiros ao seu equipamento.
Após instalação do software malicioso, podem aparecer os seguintes pop-ups depois de aceder ao Millennium bcp:
OU
OU
OU
Estas páginas não são do Millennium bcp.
Os pop-ups acima bloqueiam o acesso a todas as funcionalidades. No final deste processo, são solicitados Códigos de Autorização para autorizar transações que são debitadas na sua conta bancária.
Leia atentamente o conteúdo dos Códigos de Autorização enviados por SMS, pois ao inseri-los está a permitir a confirmação de uma transação na sua conta.
Fique atento ao formato das janelas, à estrutura frásica deficiente, aos erros ortográficos/gramaticais, a variantes de termos no português do Brasil e ao comportamento do telemóvel.
Nunca pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
Nunca envia SMS com link
Nunca contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
Fique atento
Relembramos que o Millennium bcp
Nunca pede o Código Multicanal para simular transações
Nunca pede a instalação/atualização de software após o acesso
Nunca envia emails com link
Nunca pede o número de telemóvel
Fique atento
Relembramos que o Millennium bcp
Nunca pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
Nunca envia SMS com link
Nunca contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
Nunca pede o Código Multicanal para simular transações
Nunca pede a instalação/atualização de software após o acesso
Nunca envia emails com link
Nunca pede o número de telemóvel
Fique atento
Relembramos que o Millennium bcp
Nunca pede o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
Nunca envia SMS com link
Nunca contacta consigo a pedir o Código de Autorização enviado por SMS
Nunca pede o Código Multicanal para simular transações
Nunca pede a instalação/atualização de software após o acesso
Nunca envia emails com link
Nunca pede o número de telemóvel
Para garantir que está sempre no site do Millennium
Verifique sempre
Acesso ao site
O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
URL do Millennium
As nossas páginas começam sempre por: https://www.millenniumbcp.pt caso aceda a página publica, ou: https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
Certificado de segurança
No início dos endereços, há sempre um cadeado
SMS de validação
Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato
Acesso ao site
O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
Certificado de segurança
No início dos endereços, há sempre um cadeado
URL do Millennium
As nossas páginas começam sempre por: https://www.millenniumbcp.pt caso aceda a página publica, ou: https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://emp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
SMS de validação
Leia sempre as nossas SMS com os dados e código de autorização para validar a operação. Se tiver recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato