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Como se proteger do malware

Atenção ao que instala nos seus equipamentos

Atenção ao que instala nos seus equipamentos

Proteja-se do malware que pode comprometer a sua conta bancária

Temos registado um aumento de casos de software malicioso (malware) instalado em equipamentos ligados à Internet - smartphones e PC. Este tipo de software malicioso pode dar acesso remoto aos criminosos, permitindo-lhes registar e confirmar operações na App Millennium e em millenniumbcp.pt sem que o cliente se aperceba.
Partilhamos exemplos de écrans que não são do Millennium bcp em:
Smartphone:
Estes écrans não são da App Millennium e o Millennium bcp NUNCA pede o código Multicanal na totalidadade.
PC:
Estas páginas não são do Millennium bcp.
O Millennium bcp NUNCA pede a instalação/atualização de software após o acesso. Leia com atenção o conteúdo dos SMS enviados para validar uma operação. Se tiver recebido um SMS em que os dados da operação não coincidem, contacte-nos de imediato.

As portas de entrada para o malware:

  • O malware é muitas vezes instalado através de aplicações fraudulentas descarregadas fora das lojas oficiais (Google Play ou App Store) ou dos fornecedores de confiança;
  • Pode também ser instalado ao clicar em links enviados por SMS, e-mail ou mensagens de redes sociais (Facebook, Whatsapp, Telegram, Instagram);
  • Resultados em motores de pesquisa, identificam páginas falsas que imitam sites legítimos para enganar o utilizador e levá-lo a descarregar o ficheiro malicioso;
  • A instalação de aplicações de streaming de canais de televisão, filme ou séries, descarregadas fora das lojas oficiais (Google Play ou App Store).

Possíveis sinais de infeção por malware:

  • Desempenho lento e falhas frequentes - O dispositivo demora mais a abrir aplicações, congela ou reinicia sem motivo;
  • Consumo excessivo de bateria ou dados móveis - A bateria descarrega rapidamente ou o tráfego de dados aumenta sem explicação;
  • Aparecimento de pop-ups e anúncios estranhos - Mensagens publicitárias ou avisos suspeitos, mesmo quando não está a navegar;
  • Aplicações desconhecidas instaladas - Apps que o utilizador não se lembra de ter instalado;
  • Alterações nas definições sem autorização - Mudança de página inicial, permissões, idioma ou configurações de segurança;
  • Aquecimento anormal do dispositivo - Mesmo com pouco uso, o equipamento aquece mais do que o habitual;
  • Acessos bancários e operações não reconhecidas - Operações registadas na conta sem que as tenha efetuado.

Medidas essenciais de segurança

  1. Instale aplicações apenas das lojas oficiais e de fornecedores de confiança;
  2. Não clique em links suspeitos nem descarregue ficheiros enviados por desconhecidos ou que considere suspeitos;
  3. Atualize regularmente o sistema operativo e as aplicações para corrigir vulnerabilidades;
  4. Utilize antivírus confiável, mantenha-o ativo e atualizado;
  5. Desconfie de pedidos de instalação de software feitos por telefone ou mensagem;
  6. Verifique regularmente os movimentos da sua conta e ative notificações de transações. Estamos disponíveis para o ajudar, entre em contacto connosco!

Caso desconfie que o seu equipamento foi comprometido

  • Desligue imediatamente o equipamento da internet;
  • Contacte-nos de imediato através do 91 827 24 24, 93 522 24 24, 96 599 24 24, +351 21 005 24 24 (de Portugal ou do estrangeiro) (o custo das comunicações dependerá do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações);
  • Procure assistência técnica para analisar o dispositivo e, se for caso disso, remover o malware antes de voltar a utilizar os canais digitais.
Proteger-se é a melhor forma de prevenir fraudes.
Sempre que receber uma mensagem do Millennium bcp com link agradecemos que reencaminhe o email original ou a foto do SMS para o endereço mensagens.fraudulentas@millenniumbcp.pt. Caso tenha acedido ao link, contacte-nos de imediato através do 91 827 24 24, 93 522 24 24, 96 599 24 24, +351 21 005 24 24 (de Portugal ou do estrangeiro) (o custo das comunicações dependerá do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).

Fique atento

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Para garantir que está sempre no site do Millennium

Verifique sempre

Acesso ao site O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
URL do Millennium As nossas páginas começam sempre por: https://www.millenniumbcp.pt caso aceda a página publica, ou: https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://idp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
Certificado de segurança No início dos endereços, há sempre um cadeado
SMS de validação Leia com atenção o conteúdo dos SMS enviados pelo Banco para validar a operação. Se os dados do SMS não coincidirem com a operação que está a realizar, contacte-nos de imediato.
Acesso ao site O acesso ao site do Millennium é feito com o Código de Utilizador e 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal
Certificado de segurança No início dos endereços, há sempre um cadeado
URL do Millennium As nossas páginas começam sempre por: https://www.millenniumbcp.pt caso aceda a página publica, ou: https://ind.millenniumbcp.pt caso aceda como Particular, ou: https://idp.millenniumbcp.pt caso aceda como Empresa
SMS de validação Leia com atenção o conteúdo dos SMS enviados pelo Banco para validar a operação. Se os dados do SMS não coincidirem com a operação que está a realizar, contacte-nos de imediato.

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