Segurança no telemóvel
O seu telemóvel está seguro?
Fique atento a estes sinais
Fique atento a estes sinais
Proteja o seu telemóvel
Explicamos-lhe porque deve estar atento
Vivemos ligados ao telemóvel. É nele que acedemos à conta bancária, fazemos compras, comunicamos e até trabalhamos. No entanto, esta centralização de funcionalidades e de informação torna os dispositivos móveis alvos atrativos para ataques de malware, esquemas de phishing e de aplicações falsas.
O malware (software malicioso) pode comprometer seriamente a segurança, privacidade e até permitir a terceiros o controlo total do seu equipamento. Reconhecer os sinais de alerta pode ser essencial para agir a tempo e evitar prejuízos.
Sinais de que o seu telemóvel possa estar infetado
Se aparecerem ícones estranhos ou aplicações desconhecidas, o seu telemóvel pode ter sido comprometido. Alguns malwares instalam apps silenciosamente para recolher dados ou monitorizar atividades.
Isto pode indicar que um software malicioso está ativo em segundo plano, enviando dados para terceiros.
Pop-ups mesmo fora de apps ou navegadores são sinais claros de anúncios que podem esconder links perigosos ou tentar levá-lo a instalar malware.
O equipamento bloqueia com frequência ou demora a abrir aplicações simples? O malware pode estar a sobrecarregar o sistema operativo do seu telemóvel.
Ouve ecos ou ruídos estranhos em chamadas? Aplicações abrem sozinhas ou o telemóvel executa ações que não ordenou? Pode estar a ser controlado remotamente.
Ignorar alertas do antivírus é um erro comum. Se recebeu um aviso do antivírus do seu telemóvel, leve-o a sério.
Malware
O que fazer se suspeitar de malware
Desinstale aplicações suspeitas imediatamente
Mantenha, sempre que possível, o sistema e as apps atualizadas
Faça uma análise completa com um antivírus e anti-malware confiável
Evite introduzir dados sensíveis (ex: dados bancários) até garantir que o dispositivo está limpo




Recomendamos procurar o apoio de um técnico especializado ou assistência profissional qualificada, para análise e deteção de malware, trojans ou spyware.
Proteção
Como se proteger no futuro
-
Nunca instale apps fora das lojas oficiais (Google Play ou App Store);
-
Desconfie de emails e SMS com links;
-
Evite sites ou aplicações que ofereçam, de forma gratuita, o acesso a conteúdos normalmente pagos, como séries, filmes ou jogos;
-
Não permita o acesso remoto ao seu equipamento, mesmo que solicitado por alguém que diga ser "do Millennium bcp" ou "do suporte técnico";
-
Ative a autenticação biométrica;
-
Consulte regularmente as nossas recomendações de segurança na página da segurança, disponível no site millenniumbcp.pt.
No Millennium bcp, levamos a sua segurança digital muito a sério.
Não ignore os sinais - eles podem ser o primeiro alerta de que algo está errado. Em caso de dúvida, contacte-nos imediatamente através do +351 21 005 24 24.