Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre Factoring on Time
Tudo o que precisa de saber
O Factoring é quando uma Empresa cede ao Millennium (Factor) o direito de cobrar créditos de curto prazo que tem sobre os seus Clientes, resultantes da venda de produtos ou serviços. O Millennium trata da gestão e cobrança desses créditos e pode adiantar o dinheiro à Empresa. A Empresa que vende os produtos ou serviços é chamada de Aderente e os seus Clientes são os Devedores.
Um contrato de Factoring inclui a prestação dos seguintes serviços:
- Análise de Devedores: analisamos os Clientes (Devedores) indicados e, no caso de operações regulares, definimos sublimites de adiantamento;
- Gestão e cobrança: o Millennium faz a gestão e a cobrança dos créditos que lhe tenham sido cedidos;
- Financiamento: pode antecipar uma percentagem do valor dos créditos cedidos.
Não existe limitação. O Factoring destina-se a todas as Empresas que tenham como Clientes outras Empresas e que vendam a crédito.
Não. Com o Factoring, através da cessão dos créditos, as Empresas podem pedir adiantamentos sobre o valor das faturas emitidas aos Clientes (pela venda a prazo de produtos e/ou prestação de serviços) tendo assim uma fonte de financiamento complementar a outros meios de financiamento bancários.
Porém, o Factoring é mais do que isso; ao cederem os créditos, as Empresas têm um serviço de elevada qualidade de gestão e cobrança desses mesmos créditos.
O serviço de gestão começa com a cessão de créditos ao Millennium, que adquire a legitimidade para tratar da cobrança.
O serviço de cobrança em Factoring permite encurtar o prazo médio de cobrança sem prejudicar a relação comercial entre as Empresas (Aderente e Devedores).
A equipa especializada em cobranças do Millennium presta um serviço à medida: equilibrando eficiência com a pressão adequada às necessidades e instruções do Cliente/Aderente. Incluem ainda o saber e a experiência para atingir o objetivo: a boa cobrança.
O limite de adiantamento é negociado, caso a caso, com o Aderente, em função da faturação cedida.
Sim. As faturas a ceder nunca deverão estar vencidas e devem ter um prazo máximo de pagamento de 120 dias.
Depende do tipo de operação de factoring que é contratada:
- Numa operação pontual, o Aderente apenas cede o conjunto de faturas definido e aprovado;
- Numa operação completa ou continuada, o Aderente deverá ceder ao Millennium a totalidade dos créditos emitidos sobre o(s) devedor(es) contratados.
Através do Processo de Notificação de Devedores.
Normalmente, notificamos o Devedor de que tem de pagar as faturas diretamente ao Millennium.
O Devedor assina e devolve cópia da notificação ao Millennium, confirmando que ficou notificado da cedência dos créditos ao Millennium bcp, a quem deverá fazer os pagamentos.
Na área de operações bancárias, o Cliente Empresa ou ENI (Aderente) encontra informações sobre contratos, cobranças e carteira de créditos. Pode ainda fazer pedidos de adiantamento, incluir Devedores e enviar ficheiros de cessão de créditos. De uma forma simples e intuitiva, pode aceder a:
Contratos:
- Resumo
- Disponibilidades
- Extratos
- Créditos vincendo e vencido
Cobranças e carteira de créditos:
- Informação detalhada com aplicação de filtros
Pedidos:
- Adiantamentos
- Inclusão de Devedores
- Alteração de sublimites
- Envio de Ficheiros de Cessão de Créditos
- Criação Online de Cessão de Créditos