Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre Investimentos
O que é uma conta títulos e como funciona?
A conta títulos é uma conta que serve de suporte ao depósito de títulos, fundos de investimento e obrigações adquiridas por um investidor. Esta conta está associada a uma conta à ordem, onde são feitos os movimentos financeiros, quer sejam as liquidações financeiras das compras e vendas realizadas ou o pagamento de dividendos de ações e o pagamento de juros das obrigações.
A abertura da conta títulos não implica nenhum procedimento específico. Caso não tenha uma conta títulos e queira começar a investir, pode ir ao nosso site millenniumbcp.pt e fazer uma compra em Bolsa. A sua conta títulos é automaticamente aberta.
O que é uma carteira de títulos e como é construída?
A carteira de títulos é um conjunto de ativos financeiros de um investidor. Esses ativos podem incluir ações, fundos, certificados, warrants, entre outros.
A carteira é construída e gerida de acordo com os objetivos e estratégia do investidor. A diversificação dos títulos é uma das formas mais eficazes para alcançar o equilíbrio entre o risco e o retorno.
Que outros conceitos básicos devo saber antes de investir?
A liquidez refere-se à facilidade de converter um investimento em dinheiro, sem perdas significativas do seu valor. Os investimentos mais líquidos, como as ações negociadas na Bolsa, podem ser facilmente vendidos ou resgatados, permitindo ao investidor ter acesso rapidamente.
A rentabilidade refere-se ao ganho, geralmente em percentagem, que o investidor obtém sobre o montante investido. A rendibilidade permite medir o desempenho do investimento, sendo influenciado por diversos fatores como o mercado, as condições económicas, a qualidade da gestão do investimento e os riscos associados.
O risco refere-se à possibilidade do retorno do investimento não corresponder às expectativas ou objetivos do investidor. Investimentos de alto risco têm maior probabilidade de perdas financeiras. Geralmente, esses investimentos estão associados à renda variável, onde não há garantias quanto à rentabilidade ou mesmo à preservação do capital investido.
Na renda fixa, o investidor sabe qual será a rendibilidade do ativo antes de fazer o investimento, tendo em conta que as taxas de juro ou rendimentos são estabelecidas previamente. Já na renda variável não há previsibilidade - o preço dos ativos pode sofrer variações a qualquer momento.
O perfil do investidor é o conjunto de características, objetivos financeiros, tolerância ao risco e conhecimentos de um investidor. É uma avaliação que visa compreender o comportamento e as preferências de um investidor para tomar decisões mais adequadas.