Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre o seguro multirriscos habitação HOMIN
Subscrição
O HOMIN é um seguro multirriscos habitação que protege a sua casa contra imprevistos e acidentes que a possam danificar, incluindo o conteúdo. Além disso, também inclui serviços de assistência. Apesar de o HOMIN ter 3 opções, na App Millennium só pode subscrever a opção Regular.
Para além da flexibilidade de poder escolher a franquia de 0€, 150€ ou 500€, na opção Regular pode ainda incluir as coberturas opcionais de fenómenos sísmicos, riscos elétricos, assistência elétrica, extensão garantia eletrodomésticos e danos em muros e muretes.
Para simular, tem de nos indicar a morada, relação com a casa, espaços adicionais, tipo de habitação, ano de construção, área, tipologia e qualidade da construção da casa. Na fase da subscrição, vai ter de indicar mais alguns dados. Para ajudar, sugerimos que tenha consigo a caderneta predial da casa.
Pode proteger a casa e o recheio ou só a casa. Independentemente disso, pode escolher coberturas base e completá-las com outras coberturas opcionais.
Sim. O HOMIN tem ainda as opções Base, que protege só o indispensável, e Premium, para casas de valor elevado. Pode susbcrever uma dessas opções no site ou numa sucursal.
Pode ver as coberturas na simulação. Se já tiver subscrito o seguro, consulte as Condições Particulares no detalhe da sua apólice.
Se o fizer, protege os objetos que tem em casa, no caso de eventuais furtos, roubos, inundações, incêndios ou outros incidentes.
O recheio é o conjunto de todos os bens que tem em casa, que se divide em recheio comum e objetos especiais.
O recheio comum é o conjunto dos bens que pertencem à pessoa que fez o seguro, como móveis, eletrodomésticos encastráveis e não encastráveis, loiças, serviços, roupas, decorações ou aparelhos de tecnologia.
Os objetos especiais são os bens de valor acrescido, como jóias, materiais preciosos, antiguidades, obras de arte, coleções de moedas ou outros bens com valor acima de 1.000€.
Caso o tomador do seguro não discrimine os objetos especiais, o montante global fica limitado, em caso de sinistro, a 20% do valor total do recheio, até ao máximo de 7.500€ e 1.000€ por objeto.
O edifício deve estar seguro pelo valor de mercado do custo de reconstrução, tendo em conta o tipo de construção ou outros fatores que possam influenciar esse valor. Relativamente ao recheio, o capital seguro deve corresponder à soma dos valores de cada objeto quando está novo.
O pagamento é por débito direto. Quando estiver a subscrever o seguro na app, pode escolher a conta que quer usar.
São objetos que precisam de uma atenção especial pelas suas características, como ouro, jóias, peles, artigos de coleção, máquinas de filmar e semelhantes, objetos de arte e antiguidades ou outros bens de valor acima de 1.000€.
Devem ser discriminados e cotados na proposta de seguro ou através de uma listagem.
Pode. Dependendo da cobertura, pode escolher várias opções de franquia.
Podem subscrever o seguro HOMIN todas as pessoas com morada fiscal portuguesa e registada no Millennium, idade igual ou superior a 18 anos, pelo menos uma conta à ordem no Millennium, NIF português e email atualizado na App Millennium.
Sim, é. O seguro fica ativo a partir da data de início que indicou.
Não, precisamos sempre do seu email. Pode atualizá-lo na área de Perfil da App Millennium.
Utilização
A cobertura começa na data prevista nas condições contratuais. Os contratos celebrados por período determinado terminam às 24 horas do último dia. Os contratos com um período inicial de 1 ano renovam-se por períodos iguais.
Basta enviar um e-mail para sinistros.patrimoniais@ocidental.pt ou entregar a participação em qualquer sucursal Millennium. Vai ter de indicar o número da apólice, a descrição do sinistro e os contactos para a Ocidental fazer um primeiro contacto com os intervenientes do sinistro.
Se tiver dúvidas, ligue para a linha de apoio a sinistros da Ocidental Seguros: 210 042 490 (dias úteis das 8:30 - 18:00. Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador).
Pode contactar o nosso Apoio ao Cliente, ligando o 210 042 490 (Atendimento personalizado todos os dias úteis das 08h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador).
É o valor máximo que a pessoa que fez o seguro recebe da seguradora, em caso de um sinistro coberto pela apólice. Também pode ser chamado capital seguro.
Se o capital seguro for inferior ao valor real dos bens seguros, aplica-se a regra proporcional. Imagine que o recheio da casa é de 50 mil euros, mas são declarados só 30 mil, ou seja, 60% do valor real. Se existirem 10 mil euros de danos num sinistro, a seguradora paga 6 mil euros, ou seja, 60% do valor real dos danos.
Se tiver sido incluída a atualização automática de capitais e o valor dos bens incluídos no seguro for igual ou superior a 85% do custo de reconstrução, esta regra não se aplica.
Participe o sinistro o mais rápido possível, idealmente no mesmo dia ou no seguinte, com um prazo máximo de 8 dias após tomar conhecimento. Quanto mais cedo participar, mais facilmente a Ocidental poderá resolver a situação.
A Ocidental analisa e entra em contacto consigo, explicando os próximos passos. Se for necessária uma peritagem, serão enviados técnicos ou peritos ao local. Durante a peritagem, poderá ser necessário investigar a avaria, caso os danos estejam cobertos.
Após concluir a análise do sinistro e a avaliação dos danos, a Ocidental fará o pagamento da indemnização.
Pagamento
Sim, pode escolher entre pagamentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Os pagamentos faseados (todos exceto os anuais) têm um custo adicional.
Gestão
Nos contratos celebrados por 1 ou mais anos, a rescisão pode ser por escrito e com 30 dias de antecedência em relação à data do fim. Se houver justa causa, o contrato pode ser denunciado pelas partes a qualquer momento. Nos contratos celebrados à distância, a pessoa que fez o seguro (e caso seja uma pessoa singular) pode denunciar o contrato sem justa causa nos 14 dias a seguir a receber a apólice.
Pode. O dia de pagamento vai ser o dia de início do seguro que indicou na subscrição.
Pode consultá-los na área de consulta do seu seguro HOMIN.
Se já associou a sua conta de débito ao seguro e quer associar uma nova conta, tem de contactar a nossa Linha de Apoio, através dos números 210052424, 918272424, 935222424 ou 965992424.
A renovação anual do seguro HOMIN é automática, até chegar a data limite de permanência no seguro.