Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre os Códigos Multicanal, de Utilizador e de Autorização
Esqueci-me dos códigos
Pode pedir novos códigos na app ou no site.
Na app, no ecrã de login, toque em "Não tem códigos de acesso? Peça aqui". Depois, escolha a opção "Código Multicanal e Código de Utilizador" e siga os passos.
No site, toque em "Login" e escolha a opção "Não tenho ou não me lembro do código". De seguida, selecione a opção que se adequa a si e siga os passos.
Código de Utilizador
É o código que, em conjunto com o Código Multicanal, o identifica como Cliente do Millennium. Este código é composto por 6 a 15 caracteres e é-lhe atribuído quando faz o registo na app ou no site. Pode alterá-lo a qualquer momento no site.
Sim, pode alterá-lo no site. Depois de fazer o login, aceda à área M > Personalizar > Alterar Código Utilizador.
Código Multicanal
É um código que lhe permite aceder ao site, app, Centro de Contactos e Atendimento Automático (VRS) para fazer operações. Este código é composto por 7 dígitos e pode ser obtido na App Millennium, no site, numa ATM (Multibanco) ou em qualquer sucursal. Lembramos que o Millennium nunca pede este código por completo para autorizar operações.
Não, o Código Multicanal também permite fazer transações na App Millennium e através do Centro de Contactos.
Se fizer o pedido do Código Multicanal através da app ou do site, o processo de registo é online e fica concluído com uma chamada nossa. Se o Código Multicanal lhe for atribuído numa sucursal, o registo é feito de forma automática. No primeiro acesso ao site, vamos sugerir que altere o Código de Utilizador (pode alterá-lo a qualquer altura na área de personalização do nosso site).
Pode também fazer o seu registo através de qualquer caixa Multibanco (ATM), selecionando "Outras Operações > Registo no millenniumbcp.pt". Basta escolher o Código Multicanal. O Código de Utilizador é atribuído automaticamente.
Se vive no estrangeiro, a forma mais fácil de pedir os códigos de acesso, incluindo o Código Multicanal, é através da App Millennium. Na app, selecione o menu no canto superior esquerdo, seguido da opção “Códigos de acesso”. Depois é só escolher se quer obtê-los com Chave Móvel Digital ou com Videochamada, e seguir os passos na app.
Autenticação Forte de Cliente
Para fazer transações, é obrigatório validá-las com um código de autorização. Este código é enviado para o seu telemóvel, via SMS gratuito, ou obtido via token, e só pode ser utilizado uma vez. Pode também validar as transações com o Código Multicanal, na app e através do Centro de Contactos.
- No 1º acesso (login) ao millenniumbcp.pt e de 90 em 90 dias;
- Na confirmação de transações efetuadas no site e na App Millennium;
- Na consulta de movimentos e extratos emitidos há mais de 90 dias.
O telemóvel é imprescindível para receber o SMS gratuito, enviado pelo Millennium bcp (número de origem 3310) com o Código de Autorização.
A atualização do número de telemóvel pode ser efetuada:
- Através do Centro de Contactos;
- No millenniumbcp.pt, menu Área M » Alterar nº telemóvel;
- Numa Sucursal do Millennium bcp.
- Na confirmação dos dados da operação, escolha a opção "SMS" e receberá, no número de telemóvel registado no Millennium bcp, uma mensagem com um Código de Autorização gerado especificamente para a mesma;
- Leia atentamente o conteúdo do SMS que, para além do Código de Autorização, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter feito uma operação, contacte-nos de imediato;
- Autorize a transação com o código identificado no SMS;
- Cada Código de Autorização só pode ser utilizado para confirmação da operação que originou o pedido do seu envio por SMS (One Time Password - OTP) pelo que recomendamos que a respetiva mensagem seja eliminada do telemóvel para não gerar confusão em utilizações futuras.
Em algumas operações não é preciso código de autorização, nomeadamente:
- Favoritos: são beneficiários frequentes, previamente considerados confiáveis pelo próprio Cliente, com recurso a um código de autorização;
- Entidades confiáveis: quando faz pagamentos de serviços, algumas entidades públicas são consideradas confiáveis, não sendo assim pedido o código de autorização para confirmar as respetivas operações. Contudo, está estabelecido um limite máximo para essa isenção, acima do qual será sempre pedido código de autorização.
Para as ultrapassar esta dificuldade, siga estes passos:
O número de telemóvel pode estar desatualizado. Deve atualizar o número:
- No site em "Área M > Alterar nº telemóvel" (só pode confirmar esta operação com um código de autorização obtido por Token);
- Numa das nossas sucursais;
- Na Linha de Atendimento, através dos números 91 827 24 24 / 93 522 24 24 / 96 599 24 24 (chamada para a rede móvel nacional) / (+ 351) 21 005 24 24 (chamada para a rede fixa nacional);
- Numa CAT (Dispensadora de Cheques), escolha a opção Outras > Manutenção Cliente > Número de telemóvel.
Não recebeu o código dentro do prazo (1 min): será necessário tentar mais tarde, pedindo o envio de um novo Código por SMS, uma vez que poderá estar relacionado com dificuldade de entrega do SMS por parte da operadora.
Pode ter bloqueado a receção de SMS emitidos por short numbers (números de telefone de quatro dígitos - 3310 MBCP);
Existem situações em que acontece o Cliente conseguir desbloquear a receção de mensagens, desligando o telemóvel por um curto período de tempo.
O Token é um dispositivo portátil (semelhante a uma máquina calculadora) que, através de uma ranhura, faz a leitura do chip de um cartão bancário (débito/crédito), gera e mostra, no ecrã, o código de autorização para confirmar a transação.
Pode adquirir um Token no site, na área de Shopping, ou numa sucursal.
Após selecionar o Token para autorizar uma transação, ser-lhe-á solicitado um Código de Autorização tipo "A" (Assinatura) ou tipo "I" (Identificação), de acordo com as características da transação. No ecrã de confirmação do site será identificado o tipo de Código de Autorização necessário.
- Introduza o Cartão com chip no Token;
- Selecione a função "A" ou "I", de acordo com o indicado no ecrã da transação;
- Digite, no Token, o PIN associado ao Cartão e pressione "OK";
- Se o PIN estiver correto e o Código de Autorização pedido for do tipo "I":
- O Token gera automaticamente o Código de Autorização e devolve a resposta;
- Autorize a transação transcrevendo no campo "Código de Autorização" o código identificado no Token.
- Se o PIN estiver correto e o Código de Autorização pedido for do tipo "A", o Token solicita:
- 1º dado - corresponde a um dado da transação que está a realizar. A informação a introduzir no Token será sempre apresentada no ecrã de confirmação da transação. Após digitar o 1º dado pressione "OK";
- 2º dado - o 2º dado, tal como o 1º, corresponde a um dado adicional da transação que está a realizar e que será apresentado no ecrã. Após digitar o 2º dado pressione "OK";
- 3º dado - para terminar a operação, pressione "OK", sem digitar qualquer dado.
- Autorize a operação transcrevendo, para o campo "Código de Autorização", a resposta apresentada no visor do Token.
O Código de Autorização não será solicitado nas seguintes operações:
- Na realização de pagamentos ou transferências de baixo valor. Está estabelecido um limite máximo para essa isenção, acima do qual será requerido o Código de Autorização;
- Defina previamente os seus beneficiários confiáveis através da opção Favoritos. Quando fizer operações para estes favoritos, o Millennium bcp não pedirá o Código de Autorização;
- Nas transferências entre contas Millennium e do mesmo titular, não será solicitado o Código de Autorização;
- Defina pagamentos recorrentes, diários, mensais, anuais… bastando autorizar o primeiro com Autenticação Forte. Os seguintes serão executados sem Código de Autorização.
Suspeitas de phishing/fraude
Sempre que suspeite de um email de phishing ou de outra situação de fraude por email, telefone, SMS ou outro, informe-nos de imediato, reencaminhando o email original suspeito ou foto do SMS, para o email mensagens.fraudulentas@millenniumbcp.pt.
Esta caixa de email não tem possibilidade de resposta, mas analisamos cada suspeita que recebemos e, caso interfira com a segurança do nosso site ou app, divulgamos na área de segurança. Se clicou nos links ou nos ficheiros anexos à mensagem suspeita, pedimos que contacte de imediato a nossa linha de atendimento telefónico: 91 827 24 24, 93 522 24 24, 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional) ou +351 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional).