Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre Abertura de conta
Abertura de conta para residentes em Portugal
Pode abrir uma conta através da nossa app, site, ou numa sucursal à sua escolha.
Os documentos necessários são:
- Proposta de Abertura de Conta*
- Ficha de Cliente e Ficha de Assinaturas*
- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade original ou Cédula Pessoal (só no caso de não ter BI); ou Cartão de Contribuinte
- Documento comprovativo da morada (para comprovar morada fiscal: recibo água / recibo eletricidade ou outro documento comprovativo). Este documento não deve ter mais de 12 meses
- Comprovativo de profissão e entidade profissional (cartão profissional, recibo de vencimento ou qualquer outro documento comprovativo).
*Pode retirar estes documentos do nosso site ou pedi-los numa sucursal.
Dependendo de seu perfil e idade, oferecemos diversas opções à sua disposição:
- Conta Millennium
- Conta Millennium Start
- Conta Base
- Conta Serviços Mínimos Bancários
Além disso, a Conta Millennium pode ser enriquecida com soluções adicionais que proporcionam uma série de vantagens:
- Cliente Frequente
- Programa Prestige
- Prestige Direto Start & Family
- Millennium GO!
- Millennium GO! Universitário
- Mais Portugal (para residentes no estrangeiro)
Estas vantagens podem abranger uma variedade de benefícios, tais como seguros, descontos em parceiros e a isenção de comissões na disponibilização de cartões de débito e crédito.
Sim. Para abrir a conta, os titulares terão de se deslocar simultaneamente a uma sucursal e levar os comprovativos necessários:
Documentos de identificação
Documento de identificação válido (um dos seguintes documentos):
- Cartão de Cidadão (único aceite para abrir conta nos canais digitais)
- Autorização de residência
- Passaporte
- Bilhete de Identidade Nacional
Número de contribuinte válido (um dos seguintes documentos):
- Cartão de Cidadão (único aceite para Abertura de Conta nos canais digitais)
- Cartão de contribuinte
- Registo central de contribuinte
Comprovativo de morada (dos últimos 12 meses):
- Morada nacional (um dos seguintes documentos): nota de reembolso de IRS ou fatura da água ou luz
- Morada internacional (um dos seguintes documentos): liquidação de impostos emitido pela autoridade fiscal do país de residência ou documento consular
Comprovativo de situação profissional (dos últimos 6 meses)
Trabalhador por conta de outrem (um dos seguintes documentos):
- Recibo de vencimento
- Declaração da entidade patronal
- Contrato de trabalho
Trabalhador independente (um dos seguintes documentos):
- Recibo verde
- Declaração de início de atividade económica
- Declaração do Cliente acompanhada da apresentação de cartão emitido pela respetiva ordem profissional
Trabalhador por conta própria (um dos seguintes documentos):
- Certidão do Registo Comercial
- Registo da empresa
Desempregado (um dos seguintes documentos):
- Declaração de desemprego (inscrição centro de emprego)
- Atestado de situação económica emitido pela Junta de Freguesia, para desempregados não inscritos em centro de emprego
Estudante (um dos seguintes documentos):
- Cartão de estudante
- Comprovativo de matrícula
- Declaração de frequência universitária
- Comprovativo de pagamento de propinas
- Comprovativo de inscrição na faculdade
Online, em autenticação.gov.pt, para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e respetivo código PIN de autenticação.
Abertura de conta para residentes no estrangeiro
Se é residente no estrangeiro e não tem cartão de cidadão, deve dirigir-se a um dos nossos escritórios de representação nos seguintes países: Luxemburgo, Reino Unido, Suíça e Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) ou ainda a uma das sucursais Banque BCP em França e levar toda a documentação necessária:
- Fotocópias autenticadas dos documentos obrigatórios de todos os titulares e/ou intervenientes.
- Imprimir e preencher os seguintes formulários: · Condições Particulares/Ficha de Assinaturas · Ficha de Informação de Cliente · Condições Gerais · Ficha de Informação Normalizada · Documento de Informação sobre Comissões · Formulário de Informação do Depositante
A autenticação dos documentos pode ser feita pelas seguintes entidades:
- Entidades locais com a Apostilha de Haya ou nos Consulados e Embaixadas Portuguesas
Se é residente no estrangeiro e tem cartão de cidadão, pode abrir conta na App Millennium ou no nosso site.
Existem vários tipos de contas:
- Conta Individual - apenas pode ser movimentada pelo próprio;
- Conta Conjunta - aberta coletivamente, em que os titulares se declaram e reconhecem titulares conjuntos para todos os atos da conta;
- Conta Mista - uma conta plural em que os movimentos a débito apenas podem ser feitos nas condições expressamente indicadas pelos titulares na Ficha de Assinaturas.