Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre Fundos de investimento
O que são fundos de investimento?
Os fundos de investimento são entidades financeiras de patrimónios autónomos, pertencentes a uma pluralidade de pessoas singulares ou coletivas, chamadas participantes.
Os fundos de investimento podem ser abertos ou fechados. São abertos quando as unidades de participação são em número variável e são fechados quando as unidades de participação são em número fixo.
O prazo para ter o seu dinheiro disponível pode variar entre 1 e 5 dias após a data do pedido de resgate, e 10 dias no caso de fundos que investem em mercados exóticos (por exemplo Índia ou Uruguai). Quanto ao valor do resgate, só saberá no dia em que o reembolso é calculado (normalmente o dia útil seguinte). Contudo, pode usar como referência o valor da UP à data da ordem de resgate.
- Gestão profissional, prestada por uma Sociedade Gestora;
- Investir baixos valores;
- Diversificar e diluir o risco;
- Investir em mercados de difícil acesso;
- Cotação diária das Unidades de Participação.
- Os fundos de investimento a curto prazo investem em títulos de grande liquidez (por exemplo, depósitos a prazo).
- As obrigações investem principalmente em obrigações.
- As ações investem principalmente em ações.
- Os multiativos investem de forma diversificada em obrigações e ações e definem barreiras para o peso das aplicações na carteira
- Existem dois tipos principais de fundos alternativos, os que investem em ativos não tradicionais (como infraestruturas, imóveis e capitais privados) e os que investem em ativos tradicionais (como venda a descoberto e empréstimos).
Um fundo de investimento é constituído por Unidades de Participação (UP) que são frações autónomas, com características idênticas, que no seu conjunto representam o valor do património global do fundo de investimento em determinado momento. Os fundos de investimento são compostos por diferentes classes de ativos como ações, obrigações e liquidez.
Qualquer investimento tem os seus riscos associados. No caso dos fundos deve ter em consideração que:
- Não têm garantia de capital, pelo que no momento do resgate poderá não conseguir recuperar a totalidade do dinheiro investido.
- São constituídos por um conjunto de ativos, cujo preço de mercado poderá aumentar ou diminuir. Esta variação reflete-se no valor da UP, o que significa que o investidor poderá vir a perder parte ou mesmo a totalidade do capital investido.
A anulação de ordens de subscrição ou resgate de fundos de investimento não é possível através da App Millennium nem do site. Deve pedir a anulação através da Linha de Atendimento ou numa sucursal.
Os fundos não têm um momento definido para venda, cabe-lhe a si tomar a decisão de quando deve vender. A rendibilidade, o tempo de investimento, o objetivo de investimento, os fatores de mercado e condicionantes económicas são alguns dos critérios a ponderar antes de tomar a decisão de vender o fundo.
Sim. Temos uma equipa preparada para esclarecer as suas principais dúvidas e ajudar nos seus primeiros investimentos.
Pode acompanhar os fundos em que investe na App Millennium ou no site.