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Perguntas frequentes sobre Transferências
Tudo sobre transferências
Selecione a opção "Transferências> Western Union > Envio em minutos” e indique o montante que quer transferir. Depois, tome nota do código MTCN que vai receber na sua caixa de mensagens logo depois de fazer a operação. O pagamento será feito por débito na sua conta à ordem.
Informe o beneficiário sobre o código MTCN. Para levantar o montante transferido em qualquer agência W.U., o beneficiário deve apresentar este código e o documento de identificação. Em alternativa, pode também indicar a palavra-código, que não exige documento de identificação para levantar o montante.
Para agendar uma transferência deve:
- Selecionar a conta à ordem;
- Selecionar a opção "Criar uma novo agendamento de transferência ",
- Indicar os seguintes elementos:
- Conta destino
- Montante a transferir na data agendada
- Data em que a transferência será processada
- Descritivos na conta origem e conta destino
Se o dia indicado para a transferência não for um dia útil, o movimento será processado no dia útil seguinte.
Para anular uma transferência permanente deve:
- Selecionar a conta à ordem da transferência que quer alterar;
- Selecionar a opção "Consultar, Alterar ou Anular transferências permanentes".
Se quiser alterar a transferência:
- No detalhe da transferência, selecione o botão "Alterar";
- Selecione quais os dados que quer alterar: nome do beneficiário, montante a transferir periodicamente, data fim da transferência (deverá ser um dia útil).
Para criar uma transferência permanente deve:
- Selecionar a conta à ordem;
- Selecionar a opção “Criar uma nova transferência permanente”;
- Indicar os seguintes elementos: IBAN da conta de destino, nome do beneficiário, montante a transferir, descritivo conta destino (opcional), periodicidade, validade.
Se o dia indicado para a transferência não for um dia útil, a transferência é realizada no dia útil seguinte.
Para fazer uma transferência pontual deve:
- Selecionar “Transferências”
- Escolher a opção “Pontual” e:
- Selecionar a conta à ordem da qual será dada a ordem de transferência;
- Indicar a conta de destino;
- Indicar os elementos para a transferência.
Para fazer uma transferência internacional deve:
- Selecionar a conta à ordem que será debitada
- Indicar o nome do beneficiário, o montante a transferir, o IBAN e o país destino.
Para fazer uma transferência internacional deve:
- Selecionar a conta à ordem que será debitada.
- Indicar o nome do beneficiário, o montante a transferir, o IBAN (para transferências dentro da União Europeia) ou o n.º da conta destino, o nome e a morada do Banco, o país destino, o Código SWIFT (campo não obrigatório, contudo, a não indicação do Código Swift irá resultar na aplicação de um preço diferente), o Clearing Code (campo não obrigatório). No caso das transferências para os EUA, a indicação do Fedwire/ABA e do nome do Banco beneficiário permite a aplicação de um preçário mais favorável. O mesmo acontece nas transferências em libras para a Grã-Bretanha com a indicação do BIC SWIFT e do Sort Code. Nos casos da Alemanha, Suíça, Áustria e Canadá, a indicação do Clearing Code permite reduzir os riscos de devolução de uma transferência na ausência de dados importantes como o IBAN e o BIC SWIFT.
- Selecionar os custos associados a esta transferência.
Nas transferências para a Europa, a não indicação ou indicação incorreta dos códigos SWIFT e IBAN, e nas transferências para fora da Europa, a não indicação ou indicação incorreta dos Códigos Swift e Clearing Code, aplica-se o preçário para ordens processadas manualmente. Pode ainda gerar um débito por parte do Banco destino da transferência.
Para fazer transferências Western Union deve:
- Selecionar a conta à ordem que será debitada;
- Indicar o montante a transferir; o país destino (apenas para o Brasil), o estado e cidade e o número de telefone.
- Indicar os dados do beneficiário: nome próprio, apelido e nome completo.
- Pode dispensar o beneficiário da apresentação de documento de identificação válido se o país de destino o permitir e o montante a transferir for inferior a 450€;
Se quiser dispensar o beneficiário de apresentar documento de identificação válido deve:- Selecionar o campo "O beneficiário está dispensado de apresentar documento de identificação";
- Preencher os campos “Pergunta Chave” e “Resposta”.
- A “Pergunta Chave” e “Resposta” só poderão ser preenchidas, se:
- A transferência for para um país africano (obrigatória), independentemente do valor a transferir;
- O beneficiário for dispensado da apresentação do documento de identificação, neste caso, o montante a transferir tem de ser inferior a 450€.
Se a transferência for para um país não africano e o montante a transferir for superior a 450€, os campos “Pergunta Chave” e “Resposta” não podem ser preenchidos;
Alguns países (exemplo: Espanha e Brasil) não aceitam a utilização da Pergunta Chave e Resposta. Caso o país de destino selecionado se encontre nesta situação, receberá um email a informar que não é possível continuar a transferência.
Para levantar o montante transferido em qualquer agência W.U., o beneficiário deve apresentar este código e o documento de identificação.
Deve seguir estes passos:
- Selecionar a conta à ordem que será debitada;
- Indicar o montante a transferir, o país de destino, o estado e cidade e o número de telefone;
- Indicar os dados do beneficiário: nome próprio, apelido e nome completo;
- Pode dispensar o beneficiário da apresentação de documento de identificação válido se o país de destino o permitir e o montante a transferir for inferior a 450€;
Se não quiser que o beneficiário apresente documento de identificação válido deve:- Selecionar o campo: "O beneficiário está dispensado de apresentar documento de identificação";
- Preencher os campos "Pergunta Chave" e "Resposta".
- A "Pergunta Chave" e "Resposta" só poderão ser preenchidas:
- Se a transferência for para um país africano (obrigatória), independentemente do valor a transferir;
- Se o beneficiário for dispensado da apresentação do documento de identificação. Neste caso, o montante a transferir tem de ser inferior a 450€.
- Se a transferência for para um país não africano e o montante a transferir for superior a 450€, o campo "Pergunta Chave" e "Resposta" não podem ser preenchidos.
- Alguns países não aceitam a utilização da "Pergunta Chave" e "Resposta". Caso o País de destino selecionado se encontre nesta situação, receberá um email a informar que não é possível continuar a transferência.