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Perguntas frequentes sobre o seguro automóvel Móbis
Subscrição
O Móbis é um seguro automóvel que valoriza o bom condutor, mais do que o modelo ou a idade do veículo. Com o Móbis, os bons condutores têm mais vantagens:
- Bonificação no valor do seguro, se não tiver sinistros;
- Opções de proteção diferentes para diferentes tipos de veículos;
- 3 opções para automóveis (Móbis Mini, Móbis Extra e Móbis Top);
- 1 opção para veículos de 2 rodas (Móbis Extra);
- Na app, pode subscrever o Móbis para veículos automóveis ligeiros e motociclos.
- Se na cobertura de choque, colisão ou capotamento optar pela rede de oficinas recomendadas, para além de um valor mais vantajoso face à opção Total, tem a garantia de que o valor do seu seguro não sobe depois do primeiro sinistro;
- Para além disso, se em caso de acidente optar por uma das mais de 230 oficinas recomendadas, fica com a garantia de 3 anos na reparação e vai poder contar com um veículo de cortesia;
- Tem direito a uma assistência em viagem a pessoas e ao veículo, 24h por dia, desde a porta de casa (km zero) e está disponível em 2 opções para escolher a que melhor se adapta a si;
- Pode subscrever os nossos packs de assistência com vantagens adicionais - Pack Relax, Pack Vintage e Pack Prestige - disponíveis nas 3 opções (Mini, Extra e Top) para automóveis ligeiros;
- Para automóveis ligeiros, tem ainda uma cobertura opcional que lhe garante um veículo de substituição e que pode ser acionada em caso de acidente ou avaria.
Sim, para simular não precisa de matrícula, pode inserir os detalhes do seu veículo manualmente. No entanto, para subscrever o seguro, precisamos da matrícula do veículo.
O condutor habitual é a pessoa que conduz regularmente o veículo e que tem uma utilização superior à dos outros condutores, caso existam.
É o valor do veículo no mercado. Nos seguros, os veículos são normalmente avaliados com a cotação de mercado da tabela Eurotax.
As coberturas de danos próprios cobrem danos na viatura segura, mesmo que o condutor que a conduzia tenha causado o acidente.
Sim, mesmo que o tomador não seja o condutor habitual do veículo, pode subscrever o seguro.
Sim, pode segurar um valor dos extras do carro desde que corresponda, no máximo, até 10% do valor comercial do carro. Caso o seguro seja para um motociclo, não é possível considerar extras.
Na opção Mini, a cobertura de ocupantes de veículo é apenas opcional. Nas opções Extra e Top, a cobertura está incluída e pode escolher entre 3 níveis de franquias diferentes, dependendo do valor do veículo. Esta cobertura não é aplicável para motociclos.
O número de apólice é criado assim que terminar a subscrição do seguro. Recebe logo um certificado provisório de circulação que terá início na data escolhida. A carta verde será enviada por email com a restante documentação do seguro.
Basta indicar-nos a matrícula do veículo que quer segurar, a data da sua carta de condução e as opções de cobertura que escolhe. Caso não seja o condutor habitual do veículo, terá ainda de fornecer alguns dados sobre o condutor (nome, NIF, morada, data de nascimento, número de identificação civil, género, idade e ano da carta de condução).
Para subscrever o seguro Móbis, o tomador do seguro tem de ter:
- Morada fiscal portuguesa registada no Millennium;
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Pelo menos uma conta à ordem Millennium;
- NIF português;
- Email atualizado na App Millennium.
Para subscrever o Móbis, precisamos do seu email. Pode atualizá-lo na área de perfil da App Millennium.
Se, durante a subscrição, selecionar a proteção contra danos próprios, para além do valor do veículo, deve indicar o valor dos equipamentos que não venham incluídos de fábrica.
Alguns equipamentos, apesar de estarem incluídos no veículo quando o compra, não fazem parte do equipamento base do veículo, tendo sido incluídos ou pelo importador ou pelo stand de venda. Neste caso, deve procurar saber qual o valor, marca e modelo para os incluir no seguro. São considerados extras os componentes que foram adicionados ao veículo e não fazem parte da versão básica de fábrica.
Sempre que escolher coberturas de danos próprios, é necessária uma vistoria para verificar o estado atual do veículo. A vistoria pode ser online ou numa sucursal do Millennium ou oficina recomendada. As vistorias não têm qualquer custo adicional.
Na app, pode escolher 1 de 3 tipos de vistoria: online, numa sucursal do Millennium ou numa oficina recomendada.
Depois de submeter a vistoria, recebe uma resposta num prazo máximo de 24h. Se submeter num fim de semana, o prazo máximo são 72h.
O dia e hora do contacto pela Ocidental depende da data de início do seguro. Se o seguro começar no próprio dia ou num prazo de 5 dias, recebe o contacto no próprio dia da subscrição. Se escolher outra data, o contacto é feito 5 dias antes da data de início do seguro.
Depois de subscrever, recebe um contacto da Ocidental. Para fazer a vistoria, basta ter o telemóvel à mão, seguir os passos indicados e fotografar o carro de vários ângulos. Precisa ainda de ter o Documento Único Automóvel ou o Registo de propriedade ou venda. Depois de submeter as fotografias e os documentos necessários, as imagens são avaliadas. Quando estiver tudo terminado, recebe um novo contacto.
Nas sucursais, o Millennium está autorizado a realizar uma vistoria ao seu veículo, sem custos e nem necessidade de agendamento prévio. Basta deslocar-se a uma sucursal.
Nas “Oficinas Recomendadas”, basta escolher a oficina mais próxima para agendar a sua vistoria, sem qualquer custo adicional e tudo na app.
Não, se na data de início do seguro o veículo tiver sido comprado num stand há menos de 30 dias, basta submeter o documento de compra.
Não. Para motociclos a vistoria não é necessária.
Para saber em detalhe quais as coberturas que pode incluir, selecione a opção mais indicada para o seu veículo (Mini, Extra ou Top para automóveis ligeiros e Extra para motociclos), e veja quais as coberturas disponíveis.
Toda a documentação é enviada para o email que está registado na área de Perfil da App Millennium.
Utilização
A assistência em viagem está incluída em todas as opções do seguro. No entanto, a opção Móbis Mini inclui apenas a opção Base. Nas opções Extra e Top, pode escolher entre assistência em viagem Base ou Total.
A opção Base garante as necessidades de assistência, reboque e repatriamento do veículo, bem como o transporte dos ocupantes a partir do local do sinistro.
A opção Total garante um nível de assistência e proteção mais abrangente ao veículo e aos seus ocupantes, durante a viagem. Esta opção inclui 3 coberturas que a tornam ainda mais completa: perda, roubo ou esquecimento das chaves no carro, falta de combustível e substituição de pneus.
Estes são os principais riscos excluídos.
Na cobertura obrigatória:
- Os danos corporais do condutor do veículo seguro responsável pelo acidente;
- Os danos materiais causados no próprio veículo seguro;
- Nos bens transportados no veículo seguro, durante o transporte e em operações de carga e descarga;
- Aos passageiros, quando não cumpridas as regras relativas ao transporte de passageiros;
- Ao condutor do veículo responsável pelo acidente;
- Ao tomador do seguro;
- Ao cônjuge, ascendentes, descendentes ou adotados, assim como outros parentes até ao 3º grau (neste último caso, só quando coabitem ou vivam a seu cargo) de todos aqueles cuja responsabilidade é garantida nos termos legais.
Nas coberturas facultativas:
- Acidentes em que o veículo seja conduzido por uma pessoa não habilitada por lei;
- Danos provocados intencionalmente pelo tomador do seguro.
Nas coberturas opcionais:
- Acidentes em que o veículo seja conduzido por uma pessoa não habilitada por lei;
- Acidentes em que o condutor tenha uma taxa de alcoolemia superior ao permitido por lei ou conduza sob efeito de estupefacientes, drogas ou produtos tóxicos;
- Sinistros provocados por veículos sem inspeção periódica obrigatória válida.
O seguro Móbis é válido nos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega, que fazem parte do Espaço Económico Europeu. Além disso, também tem validade na Suíça, Croácia, Ilhas Faroé, Ilhas da Mancha, Gibraltar, Ilha de Man, República de São Marino, Estado do Vaticano, Andorra e outros países cujos serviços nacionais de seguros adiram ao acordo mencionado e venham a ser indicados no contrato. Este acordo abrange a responsabilidade civil emergente de acidentes ocorridos na totalidade dos territórios dos países referidos.
Para esclarecer qualquer dúvida pode ligar para o Apoio ao Cliente 210 042 490/ 226 089 290. Aaendimento personalizado todos os dias úteis das 08h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.
Não. Em caso de sinistro com culpa de terceiro, o seguro Móbis dá-lhe todo o apoio nos seguintes casos:
- Se tiver um sinistro ao abrigo do sistema de Indemnização Direta ao Segurado (IDS), deve enviar-nos a Declaração Amigável de Acidente Automóvel;
- Se tiver coberturas de danos próprios, pode ter a reparação imediata do seu veículo. Depois entraremos em contacto com o segurador do responsável;
- Se após reclamação do terceiro não houver acordo, pode acionar a cobertura de proteção jurídica e damos-lhe todo o apoio na resolução do problema.
Sim, mas apenas nos países que constam na Carta Verde e nas Condições Gerais da sua apólice. Caso algum dos países que vai visitar não conste na lista, pode pedir a Extensão Territorial das coberturas ou capitais que escolher, pelo tempo que durar a viagem. Em caso de aceitação, esta extensão tem um custo adicional.
Bónus é a redução percentual do valor de algumas coberturas na anuidade seguinte, caso não tenha tido sinistros num período de tempo.
Malus é o aumento percentual do valor de algumas coberturas, caso tenha tido um sinistro na anuidade anterior que dê origem ao pagamento de indemnização ou à constituição de provisão. A aplicação do regime de bónus ou de malus só está dependente dos sinistros que tenham resultado no pagamento de indemnização ou na constituição de uma provisão e, neste último caso, desde que o segurador tenha assumido a responsabilidade.
Veja aqui a lista da rede de oficinas recomendadas.
Não. No entanto, na opção Móbis Top (para automóveis ligeiros) pode subscrever a cobertura de choque, colisão ou capotamento com a rede de oficinas recomendadas onde, para além de preços mais vantajosos, tem a garantia de que o valor do seu seguro não agrava depois do primeiro sinistro com responsabilidade. Sempre que utilizar qualquer uma das oficinas recomendadas, temos ao seu dispor uma série de vantagens, como uma vasta rede selecionada de oficinas, veículo de cortesia, certificado de garantia, entre outras.
A cobertura começa na data prevista no contrato. Os contratos celebrados por período determinado terminam às 24 horas do último dia. Os contratos com período inicial de 1 ano renovam-se por períodos iguais. A apólice começa a vigorar desde a data (dia) e hora registadas no contrato.
Preencha a DAAA - Declaração Amigável de Acidente Automóvel (cada condutor deve ficar com um exemplar para entregar na respetiva companhia de seguros) e envie para sinistros.automovel@ocidental.pt ou entregue-a diretamente numa sucursal. Pode obter a DAAA no site do Millennium bcp > Seguros > Seguro automóvel Móbis > Participação de sinistro.
Pagamento
Sim, pode escolher entre pagamentos mensais, trimestrais ou anuais. Quanto maior o intervalo de pagamento, maior o desconto que vai ter no seguro.
O seguro Móbis é pago por débito direto na conta que escolher, exceto se a data de início de seguro for a mesma da subscrição. Nestes casos, o primeiro pagamento é feito através de transferência automática da conta escolhida para a conta da seguradora.
Quando estiver a subscrever o seguro na app, pode escolher em qual das contas quer debitar o pagamento do valor do seguro.
Sim, o dia de pagamento corresponde ao dia de início do seguro que indicou na subscrição.
Gestão
O capital seguro é atualizado automaticamente todos os anos, no momento da renovação do contrato de seguro. Se não estiver de acordo com essa atualização, pode pedir uma revisão à seguradora.
As alterações ao seguro Móbis (veículo seguro, capitais, coberturas, franquias, opções, condutor habitual) podem ser feitas a qualquer momento em qualquer sucursal do Millennium.
Sim, dependendo da cobertura, pode escolher entre diferentes opções de franquia.
Pode consultar as Condições Particulares na App Millennium, em StayON > Documentos > Seguros.
Pode rescindir o contrato por escrito, comunicando-o à seguradora 30 dias antes de terminar. Pode usar correio registado ou outro meio com registo escrito. Se houver justa causa, o contrato pode ser terminado pelas duas partes em qualquer altura. Se quiser rescindir sem justa causa, tem de fazê-lo nos 14 dias a seguir a ter recebido a sua apólice.
Pode consultar o histórico de débitos na App Millennium, na área de consulta do seu seguro Móbis.
Se já associou a sua conta de débito ao seguro e quer associar uma nova conta, deve contactar a nossa Linha de Apoio, através dos números: 210 052 424, 918 272 424 ou 965 992 424. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.
A renovação anual do seguro Móbis é automática, até atingir a data limite de permanência no seguro.