Em que podemos ajudar?
Perguntas frequentes sobre Certificados
Como funciona a compra e venda de certificados?
Os certificados são produtos financeiros que replicam o comportamento de um ativo subjacente. O ativo subjacente pode ser um índice sectorial (como a banca ou as telecomunicações), uma mercadoria (como o ouro) ou um índice regional (como o EURO STOXX 50, o S&P500 ou o PSI20).
Ao investir em certificados está a investir em todas as empresas que compõem um índice ou em mercadorias sem ter de as comprar. Imagine que compra um Certificado S&P500. Ao comprar este certificado, está a comprar uma parte de cada uma das 500 empresas que compõem o índice. Por isso, se o valor do S&P500 subir, o valor do seu investimento também subirá.
A Bolsa de Valores é um mercado de negociação onde se pode comprar e vender títulos. Para comprar um título é necessário que esse título esteja à venda pelo preço que está disposto a pagar. Normalmente, a transação não se faz diretamente entre vendedor e comprador, sendo os negócios concretizados através de intermediários, como o Millennium bcp.
Não existe um valor mínimo para investir. Pode começar a investir em certificados através da compra de uma unidade (que corresponde à porção mínima disponível para comprar ou vender) cujo valor depende da sua cotação em Bolsa.
O preço do certificado reflete a evolução do valor do ativo subjacente e deduzido do Custo de Gestão (nos casos em que é aplicável). Todos os fatores que influenciam o preço do ativo subjacente e dos mercados, afetam também o preço do Certificado. Esses fatores podem ser indicadores económicos, resultados das empresas, notícias que indicam estabilidade ou instabilidade política, ou perspetivas de aceleração ou desaceleração da economia, como uma pandemia global.
Índices de ações: replicam o comportamento de um conjunto de ações das empresas que compõem o índice. Estes índices podem ser setoriais ou regionais.
Multiativos: investem de forma diversificada em ações e obrigações, estando disponíveis diversos perfis de risco correspondentes a diferentes alocações a estas duas classes de ativos.
Mercadorias: replicam o comportamento de mercadorias, como por exemplo o ouro.
Sim, para resgatar o seu dinheiro basta vender as unidades que comprou. Para isso, terá de dar uma ordem de venda com o valor pelo qual quer vender. Caso exista uma ordem contrária de compra ao mesmo preço, a transação é feita automaticamente e fica com o dinheiro disponível na sua conta à ordem.
Quando adquire um certificado pode obter um rendimento através da valorização do ativo. Se vender um certificado a um preço superior àquele que pagou quando o comprou, terá mais-valias que são tributadas no IRS à taxa de 28%.
Imagine que compra uma unidade do certificado BCP S&P 500 EUR a 28,36 EUR. Mais tarde, vende esta unidade a 30,36 EUR. Esta venda irá gerar uma mais valia de 2 EUR à qual será cobrada uma taxa de 28%, resultando num imposto de 0,56 EUR.
Investir tem sempre um risco associado. Por isso, é fundamental que antes de investir conheça o seu perfil enquanto investidor. Depois de preencher o Questionário do Investidor vamos dizer-lhe quais os produtos que consideramos mais adequados para si, para que possa evitar investimentos com os quais se sinta desconfortável.